Inmet emite alerta de chuvas com ventos de até 100 km/h
O aviso do Inmet alerta sobre o risco de chuvas e ventos intensos no DF, com possibilidade de queda de galhos, alagamentos e mais
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja nesta sexta-feira (17), indicando para um potencial risco de chuvas e ventos intensos no Distrito Federal. O aviso, que vale até sábado (18), ainda registra chance de ventos de até 100 km/h, queda de galhos, alagamentos, corte de energia e descargas elétricas.
Segundo o Instituto, o tempo para o fim de semana, possivelmente, não sofrerá alterações. “Não deve mudar muito. O tempo está muito instável, muitas nuvens e previsão de pancadas de chuva”, disse a meteorologista Naiana Araujo.
No informe, é indicado que os ventos podem variar de 60 e 100 km/h. Já a chuva, entre 30 e 60 mm/h. A especialista atribui as pancadas de chuva e rajadas de vento à combinação do calor com a elevada umidade do ar.
Naiana ainda comenta que não há previsão de data para fim do período chuvoso. De acordo com ela, a região do DF tem mostrado uma tendência, e provavelmente o resto do ano será de precipitações.
O Inmet afirmou que, apenas este mês, o DF já registrou 240 mm de chuva, sendo que o esperado para o mês é 241 mm. Entre as regiões da capital, Brazlândia é a que mais acumulou chuva. Entretanto, a meteorologista ressalta que todas as localidades têm a mesma chance de precipitação.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro