Inscritos para CNH gratuita já são mais de 20 mil no Distrito Federal
Entre os inscritos, serão selecionadas 5 mil pessoas para receber o benefício; prazo para concorrer vai até o dia 25 de maio
Brasília|Do R7*, em Brasília
O Detran do Distrito Federal já recebeu 20.987 inscrições para o Programa Habilitação Social. A iniciativa oferecerá cinco mil vagas em que os beneficiários terão direito a gratuidade de serviços como obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), adição ou alteração de categoria, além da troca da Permissão para Dirigir pela CNH Definitiva. Os interessados em concorrer a uma vaga têm até o dia 25 de maio para se canditar ao benefício pelo Portal de Serviços do órgão.
Os selecionados para participar do programa terão isenção nas despesas de exames médicos e psicológicos; cursos teóricos e práticos de direção veicular,além das provas e outras taxas.
Para participar do programa é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Distrito Federal desde, pelo menos, 12 de fevereiro. O candidato deve ainda possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de até meio salário mínimo por pessoa.
Outro requisito é ser domiciliado no DF há pelo menos dois anos e não ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, além de não ser reincidente em infração média.
O Programa é voltado a dois segmentos: Projeto Estudante Habilitado e Projeto Cidadão Habilitado. Para os estudantes, foram destinadas 1.500 vagas, sendo 300 para beneficiários de programas sociais assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); 300 para assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e 900 vagas para o Detran.
Nesta modalidade o inscrito deve ter entre 18 e 25 anos e estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas. Além disso, é preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior.
Leia também
Já a modalidade Cidadão Habilitado conta com 3.500 vagas, sendo 700 para pessoas atendidas pela Sedes; 700 para quem participa dos programas da Sejus e 2.100 aqueles que participam de Formação Profissional assistidos pelo Departamento de Trânsito.
Resultados
O resultado dos inscritos, selecionados e classificados para o programa será disponibilizado por consulta individualizada, exclusivamente em meio eletrônico, no Portal de Serviços do Detran-DF em até 60 dias depois do fim do prazo de inscrições.
*Com informações da Agência Brasília