Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula decreta luto oficial de três dias por morte de Zagallo

 A medida vale a partir deste sábado e será publicada na edição extra do Diário Oficial da União; Zagallo morreu aos 92 anos

Brasília|Do R7

Lula decreta luto de três dias no país por morte de Zagallo
Lula decreta luto de três dias no país por morte de Zagallo Ricardo Stuckert/PR - 20.12.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste sábado (6) para decretar luto oficial de três dias no país em decorrência da morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, conhecido no mundo do futebol somente como Zagallo. "Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país", escreveu o petista. A medida vale a partir de hoje e será publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Zagallo morreu na noite desta sexta-feira (6). O ex-jogador, ex-treinador e ex-coordenador técnico de futebol, tinha 92 anos, e há tempos sofria com problemas de saúde. A notícia foi confirmada na página oficial do ídolo do Botafogo e da seleção nas redes sociais.

Recordista em conquistas de Copas do Mundo com quatro títulos, o Velho Lobo começou a carreira no futebol como jogador. Em 1948, estreou pelo América-RJ e ficou no clube durante um ano. Após a conquista da Copa Início, se transferiu para o Flamengo, onde ficou oito anos e conquistou três Campeonatos Cariocas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

Com as boas atuações no Rubro-Negro, em 1958 foi para o Botafogo. Na ponta esquerda, o camisa 13 que é considerado um dos precursores do contra-ataque, fez parte do supertime da Estrela Solitária, formado por Garrincha, Nilton Santos e Didi. Campeão estadual, o quarteto foi convocado para a Copa do Mundo daquele ano. Na Suécia, a seleção brasileira conquistou o inédito título mundial. Titular, Zagallo inclusive fez gol na decisão, contra os donos da casa. Na final, a Canarinho venceu por 5 a 2.


Quatro anos depois, Zagallo se juntou novamente a delegação da seleção e embarcou rumo ao Chile, para jogar segunda Copa do Mundo da carreria. Com shows de Pelé e Garrincha, o esquadrão brasileiro foi bicampeão mundial, dando ao Formiguinha a segunda e última Copa como atleta.

Como jogador, Zagallo inovou e foi o primeiro ponta que voltava para ajudar a marcação no meio campo. Pela versatilidade, acabou roubando a vaga de Pepe, ídolo santista da época. A seleção que era treinada por Aymoré Moreira jogava no 4-3-3, esquema que é muito usado por clubes europeus até os dias de hoje.

Em uma postagem nas redes sociais, Lula lembrou da relação do Velho Lobo com a Seleção Brasileira de Futebol. " O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970", destacou. O presidente também lembrou da relação de Zagallo com o número 13, que era usado para justificar as conquistas dentro e fora dos campos.

Lula prestou as solidariedades para familiares, amigos e admiradores. "Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial." 

O Ministério do Esporte também divulgou um comunicado oficial lamentando da perda do "maior campeão mundial da história do futebol", como o ex-jogador, ex-técnico e ex-coordenador técnico foi descrito. "Nesse momento de tristeza e ao mesmo tempo de reverência, manifestamos pesar e desejamos conforto aos amigos, familiares e torcedores", completa o texto.

Leia também

Já o ministro André Fufuca ressaltou que o país se despede de "uma das maiores lendas do futebol brasileiro". "Agradecemos por sua contribuição em mudar a história do nosso país e por ajudar a transformar o Brasil no país do futebol", completou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.