Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula embarca ao Japão para participar da cúpula do G7

Presidente vai discutir segurança alimentar, mudanças climáticas e guerra na Ucrânia

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou às 9h desta quarta-feira (17) para o Japão, onde vai participar da cúpula estendida do G7, o grupo dos países mais desenvolvidos do mundo, na cidade de Hiroshima. Ele deve chegar ao país asiático na noite de quinta-feira (18). O convite para a reunião do grupo, que agrega Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido, foi feito a Lula pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante conversa por telefone em abril.

Os principais temas a serem abordados na cúpula do G7 serão segurança alimentar; problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento; ações de combate às mudanças climáticas; fortalecimento do sistema mundial de saúde; e a guerra na Ucrânia.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Além de participar da cúpula, Lula terá pelo menos três reuniões bilaterais em Hiroshima. Estão previstos encontros com Fumio Kishida, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Segundo a agenda oficial do presidente, no sábado (20) Lula participa de duas reuniões temáticas de debates. A primeira vai abordar temas como segurança alimentar, saúde e democracia. A segunda vai ser sobre os desafios na área ambiental, enfrentamento das mudanças climáticas e transição energética.

Leia também

No domingo (21), o presidente vai a uma visita dos chefes de Estado e de Governo ao Memorial da Paz de Hiroshima. Depois, ele participa da última reunião temática da cúpula, que discutirá paz, prosperidade e desenvolvimento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.