Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula retoma programa Luz para Todos no Amazonas com giro pelo Norte a partir desta sexta

Nos próximos dias, presidente terá compromissos em cidades como Parintins, Santarém e Belém, além de viagens internacionais

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Previsão é que Lula chegue a Parintins (AM) às 10h30
Previsão é que Lula chegue a Parintins (AM) às 10h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai iniciar a partir desta sexta-feira (4) um giro por cidades da região Norte do país. Os primeiros compromissos vão ocorrer em Parintins, no Amazonas, e envolvem a retomada do programa Luz para Todos e a inauguração da Infovia 01, para levar conectividade a cerca de 3 milhões de brasileiros.

De acordo com a agenda oficial, Lula parte para a cidade amazonense às 9h, com previsão de chegada às 10h30. Cerca de trinta minutos depois, às 11h, está prevista a cerimônia de relançamento do programa de energia elétrica. "Se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais", diz o Planalto.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


O governo vai anunciar ainda a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e haverá a assinatura do decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul. Depois, às 12h45, Lula segue para Santarém (PA).

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) publicou uma foto com Lula e descreveu as inaugurações de hoje como "um sonho acalentado por mim e por ele".


Cúpula da Amazônia na semana que vem

Na próxima segunda-feira (7), vai inaugurar a Infovia 01, que liga Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio de 1,1 km de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos. A rodovia, que faz parte do programa Norte Conectado, vai levar conectividade para as cidades paraenses de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa e para os municípios amazonenses de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes.

Nos dois dias seguintes, 8 e 9, Lula vai participar da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA). Como mostrou o R7, especialistas afirmam que o evento vai servir de "ensaio" para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Brasil em setembro de 2025.


A agenda vai reunir chefes de Estado dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Foram chamadas também as nações que têm as maiores florestas tropicais do mundo, como Indonésia, República Democrática do Congo e Congo Brazzaville. A França também foi convidada por causa da Guiana Francesa.

Viagens nacionais e internacionais

Como mostrou o R7, Lula vai fazer diversas viagens, nacionais e internacionais, no mês de agosto. Depois da região Norte, o petista vai ao Rio de Janeiro, no dia 10, para uma cerimônia de expansão do BRT. Na sexta-feira (11), vai participar do lançamento da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Havia expectativa do governo de lançar o projeto com nova roupagem no primeiro semestre do ano, mas ele foi adiado por diversas razões, entre elas a questão orçamentária e a presença de várias autoridades da capital federal na agenda.

O novo projeto de obras será composto de investimentos federais, concessões e um incentivo a novos projetos de parceria público-privada (PPP). O programa foi lançado por Lula em 2007. De acordo com o painel informativo do Tribunal de Contas da União (TCU), o total de obras relativas ao PAC é de 5.794. Destas, 2.760 estão paralisadas, o equivalente a 47,62%.

Leia também

Em 15 de agosto, Lula vai participar da cerimônia de posse do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. Ainda em agosto, o petista pretende fazer um giro pelo continente africano. Ele vai participar, entre 22 e 24, da Cúpula dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em Joanesburgo. O presidente também avalia visitar oficialmente Angola e São Tomé e Príncipe.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não vai comparecer ao evento dos Brics, mas deve falar com os demais chefes de Estado via vídeo. A justificativa para a futura ausência de Putin é o mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele por supostos crimes de guerra na Ucrânia. Como Estado-membro, a África do Sul é obrigada a cooperar na detenção do russo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.