Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula vai se reunir com Pacheco nesta semana para discutir desoneração da folha, diz Padilha

Encontro pode ocorrer nesta terça-feira (20), de acordo com agenda do presidente do Senado, informou ministro

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Lula e Pacheco vão se reunir nesta semana
Lula e Pacheco vão se reunir nesta semana Pedro Gontigo/Agência Senado - 18.4.2023/Pedro Gontijo/Agência Senado

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou nesta terça-feira (20) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta semana com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Entre os temas que vão ser discutidos estão a desoneração da folha de pagamento e mudanças no programa voltado para a retomada do setor de eventos. O petista também vai se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), para debater o diálogo do Legislativo com o Executivo.

"O presidente Lula vai tratar com o senador Pacheco, está à disposição de fazer essa reunião hoje, se for possível, em função da agenda do Senado, nesta semana, amanhã, para dar continuidade às negociações que já foram iniciadas", disse Padilha após reunião com Lula.

A data do encontro continua indefinida, mas deve ocorrer até esta quinta-feira (22), pois o presidente da República tem agenda em Niterói na sexta-feira (23).

No encontro entre Lula e Pacheco, o tema central será a MP 12/2023, editada pelo governo no ano passado e que envolve reoneração parcial das empresas. Os dois também devem conversar sobre limite para compensações tributárias e a redução do programa voltado para a retomada do setor de eventos, o Perse.


As entidades ligadas aos setores que estão na política da desoneração pressionaram o governo para recuar em relação ao tema. O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, confirmou o recuo e disse que a gestão federal enviaria o tema via projeto de lei e não mais por medida provisória.

Questionado sobre o tema, Padilha respondeu: "O governo desde o começo abriu a discussão, e continua aberta. O presidente Lula busca fazer uma conversa com o presidente Pacheco e estamos abertos a negociar a melhor forma para garantir o sucesso dessas medidas, que são muito importantes para a saúde das contas públicas. Não está descartado, neste processo de discussão, a iniciativa de mandar um projeto de lei com caráter de urgência e com o conteúdo dessa negociação", afirmou o ministro. 


Padilha destacou que Lula deve se reunir com Lira e demais líderes da Câmara dos Deputados após a posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), marcada para quinta-feira (22). "É um encontro que a gente já queria fazer no final do ano passado, que a gente não conseguiu fazer por causa da agenda do Congresso e do presidente. Uma oportunidade de a gente retomar esse encontro, esse diálogo, reforçar essa agenda.

Participaram da reunião Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social). Também estarão presentes os líderes Randolfe Rodrigues (Congresso), Jaques Wagner (Senado) e José Guimarães (Câmara dos Deputados).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.