Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Nos 70 anos da Petrobras, Lula diz que empresa tem que participar 'muito mais' da questão climática

Em vídeo, o presidente da República afirmou também que a estatal não pode ser vista como uma 'empresa qualquer'

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília


Lula gravou vídeo sobre 70 anos da Petrobras
Lula gravou vídeo sobre 70 anos da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nas redes sociais para parabenizar a Petrobras, empresa brasileira de combustíveis que completa 70 anos nesta quarta-feira (3). Nas imagens, o chefe do Executivo federal afirma que a estatal "tem que participar muito mais" das questões climáticas e da transição energética.

"A Petrobras tem que participar muito mais da questão da transição energética brasileira. Embora seja uma empresa de petróleo, de óleo, de gás, a Petrobras tem que estar envolvida em toda essa questão climática, em toda essa aquisição energética, sobretudo nessa inovação de energia não poluente, de energia não fóssil", afirmou Lula.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"A megaoportunidade que esse país tem de ser o maior centro de atração de produção de energia renovável do mundo obviamente vai depender muito do esforço da nossa querida Petrobras, porque ela investe em pesquisa, na formação de pessoas, é orgulho nacional e contrata pessoas qualificadas, que são motivo de orgulho para o Brasil", completou.

O vídeo foi gravado por Lula na última sexta-feira (29), antes de ele passar por dois procedimentos cirúrgicos em um hospital particular, em Brasília. O primeiro, chamado de artroplastia, serviu para tratar a artrose no quadril direito, enquanto o segundo, nomeado blefaroplastia, teve o objetivo de remover o excesso de pele nas pálpebras. O presidente recebeu alta hospitalar no domingo (1º), dois dias antes do previsto, e se recupera no Palácio da Alvorada.


Por causa da cirurgia, Lula não poderá comparecer à comemoração dos 70 anos da Petrobras, nesta quarta-feira (3). A primeira descoberta de petróleo feita pela estatal em solo nacional ocorreu na cidade de Salvador. Atualmente, a empresa é controlada pela União, que detém diretamente 50,26% das ações ordinárias e 28,67% do capital social total. Os brasileiros podem negociar ações da Petrobras na bolsa de valores do país. A negociação pode ser direta ou por meio de fundos de investimento.

"Nesse 3 de outubro, há 70 anos, tinha muita gente que era contra criar a Petrobras, tinha muita gente que não acreditava que tinha petróleo no Brasil. Graças à coragem de um presidente da República chamado Getúlio Vargas e graças à ousadia do povo brasileiro, que foi para a rua gritar 'O petróleo é nosso', a gente conseguiu criar a nossa mais extraordinária empresa brasileira", disse Lula no vídeo.


Em um determinado momento, o presidente da República ressaltou que a Petrobras não pode ser vista como uma "empresa qualquer". "Ela é a empresa mais importante que temos no Brasil, e vocês sabem que muitas vezes tentaram destruir a Petrobras. Aliás, já tentaram até mudar o nome da Petrobras. Tentaram privatizar a Petrobras, mas, em função de ter que passar pelo Congresso Nacional, resolveram vendê-la em fatias: resolveram privatizar ativos na Petrobras e foram vendendo algumas coisas. Mas, graças à nossa volta ao governo desse país, à volta do povo brasileiro a esse país, a gente vai fazer com que a Petrobras volte a ser aquela empresa importante, dignificante e grandiosa que sempre foi."

"Àqueles que quiseram destruir a Petrobras, àqueles que quiseram privatizar a Petrobras, àqueles que quiseram banalizar a imagem da Petrobras, tenham certeza: a Petrobras está de volta, mais forte, mais poderosa, mais respeitada e com mais vontade de produzir para que esse país fique cada vez mais rico", finalizou Lula.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.