Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Protesto em Brasília reúne 25 mil pessoas, metade do que em manifestação de 15 de março

Evento durou cerca de quatro horas e não houve registro de confusão

Brasília|Myrcia Hessen, do R7, em Brasília

O protesto deste domingo foi pacífico e reuniu metade das pessoas das manifestações de 15 de março na Esplanada
O protesto deste domingo foi pacífico e reuniu metade das pessoas das manifestações de 15 de março na Esplanada O protesto deste domingo foi pacífico e reuniu metade das pessoas das manifestações de 15 de março na Esplanada

O protesto contra o governo deste domingo (12) em Brasília reuniu 25 mil pessoas, de acordo com balanço da Polícia Militar de 12h30, horário em que os manifestantes já se dispersavam na Esplanada dos Ministérios. A manifestação de 15 de março reuniu entre 45 mil e 50 mil pessoas, de acordo com a PM.

A manifestação deste domingo foi pacífica e a Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência grave. A reportagem do R7 flagrou dois conflitos isolados no protesto, uma discussão sobre um pau de bandeira e uma briga entre manifestantes pró e contra intervenção militar no País. 

A concentração dos manifestantes começou às 9h em frente ao Museu da República, na Esplanada. Quatro carros de som estavam estacionados em frente ao museu. Às 10h40 um dos carros de som tocou o Hino Nacional e os carros e os manifestantes seguiram em direção ao Congresso Nacional. O trajeto entre o museu e o Congresso tem cerca de 1,2 km. 

A estimatima da polícia de adesão ao protesto está abaixo dos números dos organizadores do movimento, de que 40 mil pessoas tenham participado do evento. 

Publicidade

Em Brasília, os manifestantes pediam além do impeachment da presidente Dilma, a reforma política, com o fim da reeleição, a existência de no máximo cinco partidos, a indicação de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) não mais pela Presidência,e sim por meio dos magistrados. Os manifestantes também pedem de volta o dinheiro desviado pela corrupção.

— Nosso dinheiro de volta. É muito dinheiro!

Publicidade

A exemplo do que aconteceu em 15 de março, muitos manifestantes se vestiram nas cores da bandeira brasileira, verde e amarelo. 

As principais reividicações foram feitas por meio de carros de som e faixas e cartazes. Quatro carros de som estavam estacionados em frente ao Museu da República, onde aconteceu a concentração. Às 10h40 um dos carros de som tocou o Hino Nacional e os carros e os manifestantes seguiram em direção ao Congresso Nacional.

Publicidade

A Polícia Militar isolou a manifestação para evitar a entrada de paus de bandeiras e manifestantes mascarados. Neste domingo, a polícia cercou também a Praça dos Três Poderes para que a manifestação se restrinja ao gramado na frente do Congresso. 

De acordo com a Polícia Militar, 2.500 policiais militares fizeram a segurança dos protestos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.