Secretaria de Educação do DF retoma concurso suspenso pelo Tribunal de Contas
Com a retomada da seleção, resultado da prova objetiva será divulgado no próximo domingo (23); confira novo cronograma
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
A Secretaria de Educação do Distrito Federal retomou o concurso com 4,2 mil vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para as carreiras de professor, pedagogo e gestor da pasta. Em 28 de abril, dia em que o resultado do certame deveria ter sido divulgado, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) mandou suspender a divulgação do resultado. A retificação com os ajustes no edital e as novas datas da seleção foi publicada no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (17).
O tribunal cobrou explicações da pasta e do Instituto Quadrix, banca organizadora do concurso, depois que candidatos denunciaram que foram prejudicados pela anulação de três questões sem o devido ajuste da pontuação mínima exigida. Com isso, alguns candidatos não conseguiram alcançar a nota de corte.
De acordo com o edital, os candidatos precisavam alcançar o mínimo de dez pontos na prova de conhecimentos básicos. No entanto, com a anulação de três questões, de um total de 40, o rendimento mínimo dos participantes deveria ser menor, mudança que não tinha sido feita pela banca examinadora.
Na decisão do tribunal, o conselheiro-relator, Inácio Magalhães Filho, afirma que as irregularidades no concurso não são de caráter individual. Com isso, a determinação da Corte tem efeito cautelar, e a suspensão do certame foi aplicada antes do julgamento das denúncias, para não prejudicar todos os candidatos.
A retificação do edital do concurso foi publicada nesta segunda e determina que "no caso de anulação de item da prova objetiva, o percentual de nota mínima necessária para aprovação será ajustado proporcionalmente para baixo, se for o caso".
Com a retomada do concurso, a divulgação do resultado preliminar da prova objetiva está prevista para o próximo domingo (23). O resultado da prova discursiva deve ser divulgado em 21 de maio. Já a divulgação do resultado final e homologação devem ocorrer em 27 de julho.