Sesi Lab lança programa para inserir mulheres no mercado de trabalho científico neste sábado
Iniciativa vai oferecer atividades gratuitas para jovens entre 13 e 17 anos e professoras de escolas públicas do DF
Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
Voltado para o público feminino, o “Sesi Lab Delas” será lançado neste sábado (15) no Distrito Federal. O programa é voltado para a promoção de mulheres no mercado de trabalho em diferentes áreas das ciências. Nesta etapa, 25 alunas de escolas públicas do DF entre 13 e 17 anos e cinco professoras foram selecionadas para participar do evento.
Leia mais
“O objetivo desta primeira etapa é mostrar para essas meninas e mulheres que há caminhos para combater a desigualdade de gênero no meio científico. Queremos estimular interesses e apresentar oportunidades que nem sempre são consideradas viáveis em suas realidades”, explica a superintendente de cultura do SESI, Claudia Ramalho.
Entre as escolas selecionadas estão o Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia, Centro de Ensino Médio 02 do Gama, SESI Taguatinga e SESI Gama.
As estudantes vão conhecer o espaço do SESI Lab e participar de uma roda de conversa sobre equidade de gênero nas ciências com a secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio e com a pesquisadora em saúde mental e gênero da Universidade de Brasília, Valeska Zanello.
Nos próximos meses, elas participarão de formações em temas como robótica e programação, fabricação digital, metodologia de pesquisa científica e relações entre arte e ciência. Em seguida, vão desenvolver projetos de impacto em suas regiões como forma de aplicação dos conteúdos apresentados.
“Para alcançarmos a equidade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) e na sociedade como um todo, é essencial promover a educação e o desenvolvimento profissional de meninas e mulheres, fornecendo as ferramentas para que possam desenvolver suas carreiras. Parcerias como esta do Instituto 3M com o SESI para programas como o SESI Lab Delas são essenciais para alcançar esse objetivo”, afirma a gerente do Insituto, Liliane Moura.
*Sob supervisão de Fausto Carneiro