SLU completa 63 anos e homenageia servidores da instituição
Autarquia pretende expandir Aterro Sanitário de Brasília e alcançar título de capital mais limpa do Brasil
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O SLU (Serviço de Limpeza Urbana) realizou na manhã desta terça-feira (6) cerimônia em comemoração aos 63 anos da instituição. No evento, a autarquia homenageou servidores que dedicaram a vida ao serviço de limpeza urbana. O aniversário da instituição foi comemorado no último sábado (3), mas ao longo de agosto o SLU vai oferecer uma programação especial aos servidores.
Veja Mais
Para marcar o aniversário, a autarquia pretende investir em trabalhos voltados ao aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Brasília e ao planejamento de uma nova e mais moderna Unidade de Recebimento de Entulho. Também está nos planos tornar Brasília a capital mais limpa do Brasil. Atualmente, a cidade está atrás de Curitiba (PR) e Boa Vista (RR).
Para o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, a autarquia tem uma história conectada com a capital do país. “Estamos completando 63 anos, e Brasília tem 64 anos. Essa cerimônia que a gente está conduzindo é para, na realidade, agradecer aos colaboradores, às pessoas que dedicaram a sua vida a essa empresa”, disse.
Ele acrescentou que a autarquia se orgulha dos seus profissionais, desde os mais humildes até os mais graduados. “Essa celebração foi muito em função disso, no sentido de prestigiar, homenagear e agradecer a todos eles que dedicaram a fazer do SLU uma empresa respeitada pela população e que presta um serviço de excelência”, acrescentou.
Novos passos
Outra meta no radar do SLU é expandir o Aterro Sanitário de Brasília. Em julho de 2023, a Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) cedeu uma área de 67 hectares ao SLU para a continuação do depósito de rejeitos. Instalado em Samambaia, a área em execução atualmente tem vida útil estimada até 2027 e, com a cessão, ganhará mais 20 anos de funcionamento.
A autarquia também trabalha em outra frente, para otimizar a gestão de resíduos da construção civil. Atualmente, a Unidade de Recebimento de Entulho funciona no terreno do antigo lixão da Estrutural. Porém, o SLU contratou, no começo de 2024, uma consultoria especializada para elaborar o projeto executivo da nova Unidade, que será construída em um terreno cedido pela Terracap, próximo ao entroncamento das rodovias BR-060 e DF-180.
A futura unidade é projetada para se estender por uma área de 60 hectares e será voltada para recepção, triagem, processamento e destinação adequada dos resíduos da construção civil produzidos no DF.