Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Tem significado especial para a advocacia’, diz OAB sobre indicação de Jorge Messias ao STF

Entidade destaca o peso institucional da escolha de Messias, elogia sua trajetória e reafirma confiança na sabatina no Senado

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Carreira de Messias como advogado foi destacada por presidente da OAB Nacional Rosinei Coutinho/STF - 06.10.2025

A OAB Nacional divulgou nota pública nesta quinta-feira (20) para parabenizar Jorge Messias pela indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal). O advogado-geral da União ocupará a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, após sua aposentadoria, se seu nome for aceito pelo Senado.

Em nome do Conselho Federal, o presidente Beto Simonetti classificou a indicação como um marco para a advocacia.


“A indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal tem significado especial para a advocacia. Trata-se de um advogado de carreira, com trajetória construída no serviço público e que, agora, é chamado a integrar o mais alto tribunal do país”, afirmou.

A entidade ressaltou impacto institucional da chegada de profissionais oriundos da advocacia ao STF: “A presença de nomes oriundos da advocacia no STF fortalece o diálogo entre as instituições do Sistema de Justiça e reconhece o papel da profissão na vida republicana.”


Simonetti também desejou êxito ao indicado durante o processo de sabatina no Senado.

“O Conselho Federal da OAB parabeniza Jorge Messias pela indicação e deseja sucesso no processo de sabatina no Senado Federal, confiando que ele saberá reafirmar, com serenidade, a legitimidade de sua trajetória até essa nova responsabilidade.”


Ele destacou ainda atuações conjuntas entre Messias e a Ordem: “A OAB também reconhece feitos do ministro em conjunto com a advocacia, como a atuação no STF para preservar os honorários da advocacia privada.”

Indicação anunciada por Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu Jorge Messias para ocupar a vaga aberta por Barroso. A decisão ocorreu durante encontro no Palácio do Alvorada na manhã desta quinta.


Com 45 anos, Messias é considerado um dos principais quadros jurídicos do governo. Construíu carreira no serviço público e mantém relação próxima com Lula e com o PT, onde se projetou como especialista no campo legal e constitucional.

Com o anúncio iminente, Messias se prepara para a etapa de sabatina no Senado, última fase antes da nomeação definitiva ao STF.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.