Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Vai de Graça: transporte público no DF será gratuito neste sábado e domingo

Ônibus e metrô vão transportar passageiros de graça durante o fim de semana

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O GDF ampliou a gratuidade no transporte público para este sábado (6) e domingo, em comemoração ao 7 de Setembro.
  • Desde o início do programa Vai de Graça em março, foram registrados mais de 19 milhões de acessos gratuitos.
  • O movimento de passageiros nos domingos aumentou cerca de 70%, subindo de 270 mil para 460 mil acessos.
  • O metrô terá um horário especial de funcionamento neste domingo, das 5h30 às 21h30.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vai de Graça garantiu quase 20 mil acessos gratuitos Joel Rodrigues/Agência Brasília - 17.04.2025

O GDF (Governo do DF) determinou nesta quinta-feira (4) que o programa Vai de Graça vai valer também para este sábado (6). A gratuidade no transporte público já estava garantida para domingo, na comemoração do 7 de Setembro, mas a ampliação do benefício foi publicada no DODF (Diário Oficial do DF).

Segundo a Semob (Secretaria de Mobilidade e Transporte), o programa registrou 19.265.775 acessos gratuitos em ônibus e metrô desde o início em março, em 37 dias de benefício. O Vai de Graça garante acesso de graça em domingos e feriados, além de ocasiões especiais, como carnaval e Semana Santa.


LEIA TAMBÉM

O secretário da pasta, Zeno Gonçalves, afirma que o movimento de passageiros aumentou cerca de 70% com o programa. “O sistema registrava cerca de 270 mil acessos aos domingos, subindo para a média de 460 mil viagens com o Vai de Graça. Fizemos alguns ajustes, criamos linhas e mais horários para atender aos passageiros, mas a demanda se estabilizou”, pontua.

Os horários de funcionamento deste sábado estão mantidos normalmente. Já no domingo, 134 veículos vão reforçar o transporte entre regiões administrativas e o Plano Piloto. A Semob explica que o reforço será entre 7h e 13h para atender o público do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios.


Além disso, o metrô vai funcionar em horário especial neste domingo. A operação vai começar mais cedo, às 5h30, e segue até o horário normal de 21h30.

Para fazer uso do programa, é preciso utilizar um dos cartões mobilidade — cartão idoso, PCD (pessoa com deficiência), vale-transporte, etc — para validar a passagem na catraca. Caso o usuário não tenha esse cartão, é necessário comunicar o cobrador, no caso do ônibus, ou o funcionário do metrô, que então vai validar a passagem.

Perguntas e Respostas

 

Qual é a novidade sobre o programa Vai de Graça do governo do DF?

 

O governo do DF anunciou que o programa Vai de Graça, que oferece gratuidade no transporte público, será válido também neste sábado (6), além do domingo (7), em comemoração ao 7 de Setembro.

 

Quantos acessos gratuitos foram registrados pelo programa até agora?

 

Desde o início do programa em março, foram registrados 19.265.775 acessos gratuitos em ônibus e metrô em 37 dias de funcionamento.

 

Qual foi o impacto do programa no movimento de passageiros?

 

O secretário de Mobilidade e Transporte, Zeno Gonçalves, informou que o movimento de passageiros aumentou cerca de 70%, passando de aproximadamente 270 mil acessos aos domingos para uma média de 460 mil com o programa.

 

Como será o funcionamento do transporte público neste sábado e domingo?

 

Os horários de funcionamento do transporte público neste sábado serão normais. No domingo, 134 veículos serão adicionados para reforçar o transporte entre as regiões administrativas e o Plano Piloto, especialmente entre 7h e 13h, para atender ao público do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. O metrô funcionará em horário especial, começando às 5h30 e operando até às 21h30.

 

Como os usuários podem utilizar o programa Vai de Graça?

 

Para utilizar o programa, os usuários devem ter um dos cartões de mobilidade, como cartão idoso, PCD (pessoa com deficiência) ou vale-transporte, para validar a passagem na catraca. Se o usuário não tiver um cartão, deve informar o cobrador no ônibus ou o funcionário do metrô para que a passagem seja validada.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.