Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que abre e o que fecha durante o carnaval no DF

GDF definiu ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro; funcionamento dos serviços será alterado durante feriado

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Bloco Galinho de Brasília, na Asa Sul, em Brasília
Bloco Galinho de Brasília, na Asa Sul, em Brasília Bloco Galinho de Brasília, na Asa Sul, em Brasília

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, o funcionamento de diversos serviços no Distrito Federal será alterado em virtude do feriado de carnaval. As mudanças de horário incluem bancos, shoppings, restaurantes e espaços públicos.

Leia também:Bloquinhos, shows e espetáculos; veja programação de carnaval no DF

O GDF manteve os dias 21 e 22 de fevereiro como ponto facultativo de carnaval. Na quarta-feira de cinzas (22), o ponto facultativo será apenas até às 14h.

Confira a seguir o que abre e o que fecha no Distrito Federal no período de carnaval:

Publicidade

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias nos dias 20 e 21 de fevereiro. A decisão é da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). Já no dia 22, o expediente começará às 12h, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

Os horários podem variar e as agências que fecham regularmente antes das 15h terão o expediente bancário antecipado, para garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público. As contas (como de água, energia e telefone) com vencimento nos dias de carnaval, poderão ser pagas sem multas no prineiro dia útil após o feriado.

Publicidade

Durante o período de suspensão dos serviços bancários, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos de bancos.

Bares, Restaurantes, feiras e farmácias

Os bares, restaurantes, feiras, supermercados e drogarias funcionarão normalmente ao longo do período de carnaval. A informação foi confirmada pelos sindicatos dessas categorias no Distrito Federal. Na segunda-feira (20), será comemorado o Dia do Comerciário, feriado antecipado de 17 de outubro.

Publicidade

Nos bares e restaurantes, os funcionários que trabalharem na terça-feira (21) terão direito ao acréscimo de 50% do dia trabalhado na remuneração. O atendimento nos estabelecimentos será normalizado na quarta-feira de cinzas (22), a partir das 12h.

Transporte Público

A frota de ônibus no Distrito Federal será ampliada e haverá reforço de viagens até duas horas após o encerramento das festas de carnaval, entre sexta-feira (17) e quarta-feira (22). Nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), os ônibus seguirão a tabela habitual de horários. 

No domingo (19), os horários seguirão a tabela de domingos e feriados. Já na segunda-feira (20) o transporte público funcionará normalmente, e na terça-feira (21), os ônibus seguirão o fluxo de domingos e feriados.

Na quarta-feira de cinzas (22), a frota funcionará normalmente, com reforço entre 11h e 13h, devido ao início do expediente dos órgãos públicos. 

Leia também: Confira tabela de funcionamento dos ônibus do DF durante carnaval

Metrô

O horário de funcionamento do Metrô do Distrito Federal será ampliado a partir desta sexta-feira (17). As linhas funcionarão das 5h30 às 23h30 em todas as estações para embarque e desembarque. Entre 22h30 e 1h30, somente as estações Central e Galeria estarão abertas para embarque.

No sábado (18), todas as estações funcionam para embarque e desembarque das 5h30 às 23h30. Das 22h30 à 1h, as estações Galeria e Praça do Relógio vão funcionar para embarque e desembarque, e as outras estações apenas para desembarque. A estação Central ampliará o funcionamento para embarque e desembarque até à 1h30.

No domingo (19), o funcionamento será das 7h às 22h. Entre 22h e 1h, apenas as estações Central e Praça do Relógio estarão abertas para embarque. Na segunda-feira (20), o metrô funcionará das 5h30 às 23h30. As estações Central e Praça do Relógio vão continuar funcionando das 23h30 à 1h, e as outras estações apenas para desembarque.

Em 21 de fevereiro, o funcionamento começará às 7h e continuará até às 22h. Apenas a estação Central continuará aberta para embarque e desembarque das 22h à 1h. O desembarque continua normal nas demais estações. Na quarta-feira (22), todas as estações funcionam, das 5h30 às 23h30.

Leia também: Veja horário de funcionamento do metrô durante o carnaval no DF

Comércios

O comércio de livrarias, óticas, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas não funcionam na segunda-feira (20), nem na terça-feira (21) de carnaval. No domingo o funcionamento ficará a critério das empresas.

Serviços e lazer

- O Zoológico de Brasília estará fechado apenas na segunda-feira (20), dia de manutenção. Nos dias 18, 19 e 21, o espaço funcionará das 8h30 às 17h. A bilheteria fechará às 16h.

- O Jardim Botânico de Brasília funcionará normalmente nos dias 18, 19 e 21 de fevereiro, das 9h às 17h. No dia 22, ele abrirá às 14h. Na segunda-feira (20), o espaço estará fechado para manutenção.

- O Planetário de Brasília terá o funcionamento normal, aberto das 7h30 às 19h30.

- A Biblioteca Pública de Brasília ficará aberta no dia 18 de fevereiro, e fechará nos dias 19 e 21.

- Já o Museu Nacional da República abrirá no sábado (18) e domingo (19). O espaço ficará fechado na segunda-feira (20) e reabrirá na terça-feira (21).

- O Museu de Arte de Brasília estará aberto das 10h às 19h, exceto na terça-feira (21). 

- O Cine Brasília, Espaço Cultural Renato Russo, Complexo Cultural de Planaltina e o Centro de Dança funcionarão normalmente nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os espaços fecharão nos dias 20 e 21, e reabrirão no dia 22.

- O Eixo Cultural Ibero-americano, Memorial dos Povos Indígenas e Museu do Catetinho estarão fechados durante todo o carnaval.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.