Brasília Vídeo levanta suspeitas sobre financiamento do 7 de Setembro

Vídeo levanta suspeitas sobre financiamento do 7 de Setembro

Filmagem indica que grupo recebeu dinheiro, camisetas e passagens de ônibus para participar de ato no 7 de Setembro

  • Brasília | Hellen Leite, do R7, em Brasília

Vídeo que circula nas redes sociais levanta suspeita sobre financiamento de apoiadores do governo

Vídeo que circula nas redes sociais levanta suspeita sobre financiamento de apoiadores do governo

Twitter/Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais indica que um grupo de pessoas recebeu dinheiro, camisetas e passagens de ônibus para participar da manifestação deste 7 de Setembro em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Olha isso, cara, eu achei que era brincadeira, meu. Uma camiseta pra cada um, mais o ônibus, mais cem reais para cada um", diz um homem dentro do ônibus. "Grupo Jacto, que Deus o abençoe", completa. As imagens mostram um homem  distribuindo dinheiro – que seria para a alimentação – e as camisetas dentro do ônibus. 

Ao R7, um funcionário da empresa de ônibus que aparece nas imagens, a Santo Antônio Turismo, disse que cerca de cinco ônibus da empresa saíram de Marília (SP) com direção à São Paulo, e confirmou que a Jacto foi a contratante dos veículos.

A empresa citada no vídeo é a Jacto, comandada por Ricardo Nishimura, sobrenome que também é mencionado no episódio. A companhia é uma indústria de máquinas que fornece equipamentos para pulverização, adubação, plantio e colheita de café e cana-de-açúcar há mais de 70 anos no Brasil. A sede da empresa fica em Pompéia, no interior de São Paulo, município também citado no vídeo.

Após a repercussão da filmagem, a Jacto divulgou uma nota negando o financiamento da viagem de apoiadores do governo federal. De acordo com a nota, "a Jacto não apoia candidatos ou partidos políticos de nenhuma corrente doutrinária". 

O R7 entrou em contato com a empresa Jacto, mas não recebeu retorno até a última atualização desta notícia. O espaço segue aberto para manifestações.

Manifestações do 7 de Setembro

As manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, realizadas nesta terça-feira (7), feriado da Independência, tiveram milhares de pessoas reunidas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo. O grupo pró-governo criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e levou faixas a favor do voto impresso, O ato também teve discurso de Bolsonaro, que classificou o movimento como um “ultimato a todos que estão na Praça dos Três Poderes”.

Últimas