Brasília Vídeo mostra PMs agredindo moradores e atirando durante evento em Brazlândia, no DF

Vídeo mostra PMs agredindo moradores e atirando durante evento em Brazlândia, no DF

Imagens nas redes sociais mostram confusão à beira do Lago Vererinha em festa pelo aniversário da região administrativa

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram uma confusão generalizada entre policiais militares e moradores de Brazlândia, no Distrito Federal, durante um evento. Em um dos vídeos, um policial aparece empurrando um homem enquanto outro militar atinge um jovem com o cassetete. Outra imagem mostra um militar correndo em meio às pessoas, chegando a atirar para a frente. De acordo com testemunhas, o caso ocorreu na noite deste domingo (5).

A Polícia Militar afirma que atuou para coibir "brigas" e "algazarra" e que algumas pessoas estavam arremessando objetos. No vídeo, os policiais descem de uma viatura durante um dos eventos em comemoração pelos 89 anos da região administrativa. No local, estão reunidos moradores e comerciantes. Um dos policiais usa o cassetete contra uma pessoa que segura o celular e está filmando a ação. Logo em seguida, outro militar empurra um homem, que esbarra em uma caixa de isopor e cai.

O mesmo PM joga spray de pimenta contra quem está no local, e as pessoas se afastam. Nas imagens, uma mulher afirma que as agressões ocorreram após os moradores começarem a filmar a abordagem. O caso ocorreu próximo ao Lago Veredinha, ponto turístico da cidade.

No mesmo espaço, um policial aparece correndo atrás de um homem. Em determinado momento, ele saca a arma e atira para frente, no que parece ser um disparo com munição letal. O ato ocorre em meio a outras pessoas, que se assustam com o barulho.

Procurada pelo R7 para comentar a situação, a Polícia Militar informou que atuou em razão de "algazarra" e "grande quantidade de veículos com som automotivo". A corporação relata outras situações de distúrbio, alega que recebeu vídeos com recortes de diversas cenas e anuncia que vai apurar o caso. Confira a íntegra da nota da corporação:

"A PMDF informa que após o término do evento festivo em comemoração ao 89º aniversário de Brazlândia, houve grande aglomeração na rua do lago em razão de diversos veículos com som automotivo no local, motivo pelo qual as pessoas ali permaneceram fazendo grande algazarra, quebrando garrafas e gerando brigas entre si. Após acionados por populares, os policiais militares precisaram intervir na situação a fim restabelecer a ordem pública. Em dado momento, algumas garrafas foram arremessadas contra os policiais, motivo pelo qual foi necessário solicitar apoio das demais unidades da PMDF. No entanto, o arremesso de objetos e o desacato praticado por algumas pessoas continuaram, como foi o caso do homem empurrado que aparece no vídeo, o qual incitava as pessoas a agredirem policiais com paus, pedras e garrafas. Ele foi detido por desacato, vindo a resistir à prisão, sendo necessário o uso da força para contê-lo. Na 18ª DP, muito alterado, ainda desacatou o delegado e agentes de polícia.

Ressaltamos que recebemos diversos vídeos cortados de várias cenas diferentes. Portanto, é necessário cautela. De qualquer forma, uma apuração será aberta a fim de verificar os fatos."

Últimas