Brasília Vídeo: mulher descobre que estava grávida durante o parto no DF

Vídeo: mulher descobre que estava grávida durante o parto no DF

A equipe que a atendeu não teve tempo hábil para encaminhar a mãe para um hospital público

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Uma mulher descobriu que estava grávida durante o parto, logo após dar entrada em uma unidade de pronto atendimento no Distrito Federal. Ela chegou ao estabelecimento de saúde acompanhada do marido e com uma filha, queixando-se de dor abdominal. O caso aconteceu às 0h6 desta terça-feira (7), em São Sebastião.

O parto teve que ser feito na própria unidade de Saúde por falta de tempo para encaminhar a gestante a um hospital público. A paciente disse que, embora não soubesse da gravidez, a surpresa deixou toda a família feliz. 

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do DF, a mãe passou pela classificação de risco por volta de 23h50. O médico que a examinou relatou que compreendeu, durante o exame, que ela estava em trabalho de parto.

Mãe não sabia que estava grávida e dá à luz a bebê em UPA do DF

Mãe não sabia que estava grávida e dá à luz a bebê em UPA do DF

Divulgação/Secretaria de Saúde do DF

Os profissionais colocaram a paciente em uma maca e a levaram, de imediato, para a sala vermelha, dos casos que inspiram mais cuidado. Minutos depois, a bebê, nasceu de parto normal. Em seguida, os profissionais de saúde acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levou a mulher para o Hospital Regional do Paranoá.

Segundo o médico da UPA, Marcelo Martins Oliveira, o bebê é uma menina. "Ela nasceu ativa, pegou o peito da mãe em menos de um minuto e não demonstrou nenhum sinal de instabilidade. Em seguida, já entramos em contato com o Samu e ela foi transferida para o Hospital Regional Leste”, relatou.

As UPAs não são os locais ideais para atendimentos à parturientes. Mas, de acordo com a coordenadora de enfermagem da UPA, Amanda Clímaco, a equipe tem que estar preparada para tudo. “Um parto em uma UPA é bem atípico, mas sempre estamos preparados. Temos um kit pediátrico com fralda, bandeja para pequenos procedimentos e campo estéreo, que foi usado no parto”, disse.

Últimas