Brasília Vídeo: nuvem-funil, que pode dar origem a tornado, é vista no DF

Vídeo: nuvem-funil, que pode dar origem a tornado, é vista no DF

Fenômeno se transforma em tornado se tocar o solo, diz Inmet; imagem foi registrada na manhã desta quarta no Riacho Fundo I

  • Brasília | Lucas Nanini e Renato Souza, do R7, em Brasília

Uma nuvem-funil surgiu no céu do Riacho Fundo I, no Distrito Federal, na manhã desta quarta-feira (15). Esse tipo de fenômeno natural se transforma em tornado caso toque o chão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A nuvem-funil foi filmada por volta das 10h30, na avenida principal do Riacho Fundo I, em frente à Administração Regional. "Essa é a época que tem mais [nuvens-funil], pelo choque da alta temperatura e das formações de chuva aqui no DF. Dei sorte", afirmou o gestor ambiental Bruno Azuos, morador do Riacho Fundo que registrou o vídeo e a foto.

Segundo o meteorologista Mamede Luiz Melo, a simples presença de uma nuvem-funil não oferece risco às pessoas, mas é preciso “cuidado e observação” para o caso de a formação tocar o solo. Fenômenos como esse podem causar perigo ao tráfego aéreo. É comum que esse tipo de nuvem surja em estações chuvosas.

“Quando [a nuvem-funil] chega a tocar o chão, aí vira um tornado. Quando toca o chão, tranquilamente o vento sobe acima de 100 km por hora. Enquanto ele está só no funil, ali na nuvem, não tem perigo nenhum. Só tem perigo para a aviação. O pessoal da aviação é que deve estar atento a isso”, afirmou.

Nuvem-funil se formou no céu e foi fotografada no Riacho Fundo, no DF

Nuvem-funil se formou no céu e foi fotografada no Riacho Fundo, no DF

Bruno Azuos/Arquivo Pessoal

Previsão do tempo

O tempo no Distrito Federal deve continuar chuvoso pelos próximos dias, de acordo com o Inmet. A previsão é que, nesta quarta, a temperatura varie entre 19ºC e 28ºC, com a umidade oscilando entre 100% e 55%. Nesta quinta-feira (16), a temperatura máxima não deve ultrapassar os 27ºC. 

"O tempo continua instável, com chuvas e trovoadas em áreas isoladas. Durante toda a semana vai chover aqui no DF. Para hoje e amanhã, e para os próximos dias, não descartamos que essa chuva pode ser forte e vir com rajadas de vento e trovoadas, descarga elétrica", afirmou o meteorologista do Inmet Mamede Melo.

Últimas