Vídeo: onça que fugiu do Zoo de Brasília é dopada e recapturada
Onça-parda havia escapado de sua área no Zoológico de Brasília na manhã deste sábado; visitantes foram retirados às pressas
Brasília|Isabella Macedo, do R7, em Brasília
A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) e equipes do Jardim Zoológico de Brasília conseguiram recapturar no fim da tarde deste sábado (8) a onça-parda que havia escapado da área em que ficava no zoológico. A equipe do Batalhão de Policia Militar Ambiental passou horas em uma mata da região para conseguir localizar o mamífero. Foi necessário o lançamento de um dardo com sedativo para Loki ser resgatada.
De acordo com a PMDF, várias estratégias foram adotadas para conter a onça-parda, também chamada de suçuarana. Contudo, graças à "agilidade e capacidade do animal de se camuflar no ambiente natural do cerrado", as primeiras tentativas foram frustradas.
Após algumas horas de buscas na mata, os policiais encontraram o animal e aguardaram a chegada do veterinário do Zoológico de Brasília para que a sedação com um dardo fosse feita. "Diante disso, foi possível a captura e contenção da onça que foi imediatamente observada e conduzida ao seu fosso de origem, depois de oito horas de operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental e a equipe do Zoológico de Brasília", explica a PMDF.
Fuga
Loki fugiu do recinto que vive no zoológico na manhã deste sábado (8). Pelo menos 20 pessoas que visitavam o local precisaram ser retiradas às pressas. Segundo a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, a suçuarana, de 4 anos, é criada no zoo desde 2018 e não oferece riscos. "É um animal manso que está habituado com a equipe técnica", informou em nota.
O zoológico havia informado que não há histórico de fugas no recinto onde o animal estava. "Trata-se de um espaço que abrigava felinos de grande porte há mais de 20 anos", reforça o comunicado. A diretoria diz que vai investigar as causas da fuga e tomará as medidas necessárias cabíveis.