Enem 2025: prazo para solicitar atendimento especializado termina em 6 de junho
Para que o pedido seja avaliado, o participante deve enviar um documento legível, em língua portuguesa
Educação|Do R7, em Brasília

Estudantes que vão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 e precisam de atendimento especializado devem fazer a solicitação até 6 de junho, data de encerramento das inscrições. O pedido deve ser feito diretamente na Página do Participante, no momento da inscrição.
As inscrições para o exame começaram em 26 de maio e seguem abertas até o dia 6 do mês seguinte. É por esse mesmo canal que os candidatos precisam enviar a documentação comprobatória da condição que justifica a solicitação.
LEIA TAMBÉM
Quem pode pedir atendimento especializado?
Segundo o edital do Enem 2025, têm direito ao atendimento especializado participantes com as seguintes condições:
- Baixa visão
- Cegueira
- Visão monocular
- Deficiência física
- Deficiência auditiva
- Surdez
- Deficiência intelectual
- Surdocegueira
- Dislexia
- Déficit de atenção
- Transtorno do espectro autista (TEA)
- Discalculia
- Diabetes
- Gestantes
- Lactantes
- Idosos
- Estudantes em classe hospitalar
- Outras condições específicas
Documentação necessária
Para que o pedido seja avaliado, o participante deve enviar um documento legível, em língua portuguesa, contendo:
- Nome completo do candidato
- Diagnóstico com descrição da condição e/ou código CID-10
- Assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no CRM, RMS ou órgão competente
De acordo com o Inep, participantes que já tiveram a documentação aprovada entre 2021 e 2024 não precisam reenviar os documentos, desde que a solicitação seja a mesma. A exceção vale para casos de lactantes e de estudantes em classe hospitalar, que devem apresentar nova documentação atualizada, incluindo declaração do hospital informando a disponibilidade de estrutura para aplicação das provas.
Recursos disponíveis
Entre os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Enem estão:
- Provas em braile
- Provas ampliadas ou superampliadas
- Leitor de tela
- Sala individual
- Mobiliário adaptado
- Tempo adicional
- Guia-intérprete
Também é permitido o uso de materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, medidor de glicose e bomba de insulina. Esses itens serão inspecionados no local de prova pelo chefe de sala, nos dias de aplicação: 9 e 16 de novembro.
Regras para lactantes
Mulheres que solicitarem atendimento como lactantes deverão levar um acompanhante adulto nos dois dias de prova. Esse acompanhante ficará em uma sala reservada, sendo responsável pelo bebê, e não poderá acessar a sala de aplicação da prova.
Todo contato entre a lactante e o acompanhante deverá ser supervisionado por um fiscal. Além disso, o acompanhante será submetido à revista eletrônica com detector de metais.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
