Educação Primeira prova do Enem está em sintonia com temas atuais e sociais

Primeira prova do Enem está em sintonia com temas atuais e sociais

Gabarito oficial deve ser divulgado no dia 23 deste mês; no próximo domingo, dia 20, estudantes encaram segunda maratona de provas

  • Educação | Karla Dunder, do R7

Resumindo a Notícia
  • Primeiro dia do Enem trouxe questões em sintonia com temas atuais

  • Gabarito oficial será divulgado no dia 23 de novembro

  • No próximo domingo, dia 20, estudantes encaram segundo dia de prova

  • R7, em parceria com o Kuadro, fará a correção extraoficial do exame

Portões dos locais de prova do Enem 2022 são fechados em todo o país

Portões dos locais de prova do Enem 2022 são fechados em todo o país

EDU GARCIA/R7 - 13/11/2022

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorreu sem problemas em todo o país. Ao todo, 2,4 milhões de estudantes compareceram ao local de exame para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). A prova trouxe temas atuais e mais sociais, mas dentro do esperado.

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital) participaram do exame. A prova continuará no próximo domingo, dia 20, quando os participantes vão encarar a maratona de 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará o gabarito até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Balanço do primeiro dia

A redação deste ano teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais", considerado pelos professores como a cara do Enem, um problema de ordem social que, ao mesmo tempo, entra na questão dos direitos humanos.

Arte/R7

O aspecto social chamou a atenção dos professores ouvidos pelo R7. Questões ligadas à igualdade social e de gênero estiveram presentes no exame. A prova também foi considerada dentro dos padrões do Enem e bem equilibrada. Os estudantes tiveram de encarar perguntas interdisciplinares, que transitaram entre história, geografia e sociologia. Como avaliou o diretor do curso Anglo, Sérgio Paganim, "foi uma prova de leitura da cidadania."

Aulas online

Nesta semana, o R7, em parceria com o Kuadro, transmite aulas virtuais com revisão de matemática, química, física e biologia. Os professores vão abordar os assuntos que mais caem no Enem e vão dar dicas para ajudar os estudantes no segundo dia de prova.

No próximo domingo, os participantes também poderão acompanhar os comentários da prova e a correção extraoficial.

Últimas