Educação Unicamp tem 15,5% de abstenção no primeiro dia do vestibular

Unicamp tem 15,5% de abstenção no primeiro dia do vestibular

Quinta-feira portões devem abrir 15 minutos mais cedo. Gabarito oficial estará disponível no site da Comvest na sexta-feira (8)

  • Educação | Karla Dunder do R7

Estudantes fizeram a primeira prova da 1ª fase do vestibular

Estudantes fizeram a primeira prova da 1ª fase do vestibular

Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo – 06.01.2021

Estudantes das áreas de Humanas, Exatas e Artes fizeram a prova da primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta quarta-feira (6). Na quinta-feira (7) é a vez dos candidatos da área de Biologia e Saúde. Como medida contra a covid-19, a prova foi dividida em dois dias para evitar aglomeração.

Na prova de quinta-feira (7), como o número de estudantes deve ser maior, 9 mil candidatos a mais, a Comvest abrirá os portões 15 minutos mais cedo, 11h45, para evitar aglomeração na entrada.

Nesta quarta, a abstenção geral foi de 15,54%. Dos 34.024 inscritos no vestibular 2021 para a prova de hoje, 5.286 candidatos não compareceram para fazer o exame. Em Campinas, a abstenção foi de 19,6% e em São Paulo de 14,4%.

"O índice de abstenção foi superior aos anos anteriores, mas inferior ao que imaginávamos", destacou José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular), responsável pelo vestibular.

Ele também destacou que a prova "colocou a ciência como centro da vida", além de tratar de "direitos humanos" e o "rap como expressão artística."

Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, também da Comvest, chamou a atenção para os assuntos abordados da prova. "O exame abordou temas contemporâneos como a interface entre pandemia e a violência doméstica, a química na composição do álcool ou os estoques de cilindros de oxigênio, que são formas de tangenciar o tema e ao mesmo tempo de compreender a complexidade do assunto", avaliou.

De acordo com os organizadores, não teve nenhuma ocorrência nem por questões de segurança sanitária, como falta do uso de máscara, ou cola. 

O gabarito das questões da prova desta quarta-feira será divulgado na próxima sexta-feira (8). A prova já está disponível para consulta na página da Comvest. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 29 de janeiro, juntamente com os locais de prova da segunda fase.

Últimas