Ibope: Kalil assume liderança com 54% dos votos válidos contra 46% de João Leite

Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 17 e 20 de outubro

Ibope: Kalil assume liderança com 54% dos votos válidos contra 46% de João Leite

Ex-cartola ultrapassa adversário nas semanas finais da campanha

Ex-cartola ultrapassa adversário nas semanas finais da campanha

Divulgação
Tucano vê adversário crescer na disputa

Tucano vê adversário crescer na disputa

Divulgação

A dez dias do 2º turno das Eleições 2016, o empresário atleticano Alexandre Kalil (PHS) aparece em primeiro lugar na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte com 54% das intenções de votos válidos, contra 46% do deputado João Leite (PSDB), de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20), encomendada pela TV Globo. 

Segundo o levantamento, considerando as intenções de votos totais, Kalil tem 41% e o tucano 35%. Os brancos e nulos são 18% e não sabe ou não respondeu, 6%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 10 de outubro, João Leite aparecia em vantagem, com 46% dos votos, contra 33% de Kalil.

Leia mais notícias no R7

De acordo com o Ibope, foram ouvidos 1.001 eleitores em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 20 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número MG-02120/2016.

1º turno

Na primeira etapa de votação, em 2 de outubro o tucano ficou à frente do rival, com 33,40% dos votos, ante 26,56% do adversário.

O resultado aponta empate no limite da margem de erro, que é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. Kalil, teria, portanto, entre 38% e 44%, ante mínima de 32% e máxima de 38% de João Leite.

Aprovação

A pesquisa mostrou ainda que 61% dos eleitores não aprovam a administração de Marcio Lacerda (PSB), que está em seu segundo mandato como prefeito. Do total, 31% concordam com o seu modo de governar e 8% não responderam ao questionamento.

O deputado estadual Délio Malheiros (PSD), vice-prefeito da capital, foi o candidato de Marcio Lacerda na disputa pela sucessão na capital mineira. O parlamentar, no entanto, ficou em quinto lugar na briga pelo primeiro turno, com 5,45% dos votos. Além de João Leite e Kalil, também ficaram à sua frente Rodrigo Pacheco (PMDB) e Reginaldo Lopes (PT).