Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Eleições 2022: confira quem são os 10 candidatos ao Governo de Minas

Nesta terça-feira (16), os políticos começam oficialmente a corrida eleitoral, com direito a pedido de votos e propaganda

Eleições 2022|Ana Gomes, Do R7

Ao todo, dez políticos tiveram a candidatura oficializada
Ao todo, dez políticos tiveram a candidatura oficializada

Minas Gerais tem dez candidatos ao governo estadual. O prazo para candidatura no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terminou nesta segunda-feira (15) e, agora, os políticos que disputam o cargo de chefe do Executivo mineiro vão começar, oficialmente, a campanha eleitoral. A partir desta terça-feira (16), eles estão autorizados a pedir votos, fazer propaganda e distribuir material gráfico. 

De acordo com a ordem alfabética dos registros no órgão, veja a seguir quem são os candidatos:

Cabo Tristão (PMB)

Paulo Tristão Pinto tem 36 anos e nasceu na cidade mineira de Juiz de Fora. Policial militar, tem formação como analista de sistemas e pós-graduação em gestão pública. No último dia 30, o PMB confirmou o nome do cabo como candidato ao Governo de Minas Gerais nas eleições de 2022.

Esta não é a primeira vez que o Partido da Mulher Brasileira indica um militar para disputar um cargo do Executivo. Em 2020, o cabo Washington Xavier concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte, mas foi derrotado, recebendo 865 votos (0,07% do total).


Carlos Viana (PL)

Carlos Viana é natural de Braúnas, a 257 km de Belo Horizonte, e tem 59 anos. Jornalista, ele atuou em rádios, TVs e jornais de Minas Gerais durante mais de 20 anos, com passagem pelas principais emissoras do estado.

Em 2018, foi eleito senador por Minas Gerais com 20,22% dos votos válidos, vencendo a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que liderava as pesquisas.


Indira Xavier (Unidade Popular)

Indira Xavier é coordenadora do Instituto Olga Benário Brasil, que mobiliza mulheres em defesa do socialismo. O nome da candidata foi oficializado pelo Unidade Popular no dia 31 de agosto, durante convenção do partido.

Com a candidatura de Indira, o UP, registrado como partido em 2019, vai realizar a sua primeira disputa eleitoral federal.


Kalil (PSD)

Alexandre Kalil assumiu o cargo de prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos. No dia 25 de março deste ano, renunciou à cadeira de chefe do Executivo municipal para disputar a candidatura estadual.

Kalil nasceu na capital mineira, tem 63 anos e é empresário no ramo de construção civil. Ele iniciou sua carreira aos 25 como dirigente esportivo do time de vôlei do Atlético-MG, para o qual trabalhou entre 1980 e 1983. Mais tarde, passou a dirigir a Erkal Engenharia Ltda., empresa especializada em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial, criada por sua família. Foi presidente do clube de futebol Atlético Mineiro e, à frente da equipe, conquistou importantes títulos, como a inédita Taça Libertadores da América em 2013.

Lorene Figueiredo (PSOL)

Natural do Rio de Janeiro, Lorene Figueiredo tem 56 anos. É doutora em Política Pública e Formação Humana e leciona na Faculdade de Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Ela mora em Minas Gerais há 28 anos e foi candidata à Prefeitura de Juiz de Fora nas eleições de 2020. Na época, ficou em sétimo lugar, com 0,92% dos votos.

Lourdes Francisco (PCO)

Lourdes Francisco é natural de Grão Mogol, cidade a 569 km de Belo Horizonte, localizada no Norte de Minas. Ela é professora aposentada e artista.

A candidatura de Lourdes ao cargo do Governo de Minas Gerais foi oficializada pelo PCO no dia 31 de julho, durante convenção em Belo Horizonte.

Marcus Pestana (PSDB)

Natural de Juiz de Fora, Marcus Pestana tem 62 anos e iniciou sua trajetória política ao ser eleito vereador em 1982, aos 22 anos, o mais jovem da sua cidade natal. Ele é formado em economia e é professor licenciado do Departamento de Economia e Finanças da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Pestana foi deputado federal por dois mandatos, entre 2011 e 2018, e ocupou as Secretarias de Estado de Planejamento e de Saúde durante os governos Itamar Franco e Aécio Neves, respectivamente.

Renata Regina (PCB)

Nascida em Belo Horizonte, Renata Regina é fotógrafa, doula e atua pela humanização do parto e nascimento. Ela tem 35 anos, é presidente do PCB em Belo Horizonte e compõe o Comitê Regional e o Comitê Central do Partido. O nome de Renata foi oficializado pelo partido no dia 24 de julho.

Desde sua criação, o PCB disputou o Governo de Minas Gerais duas vezes: em 2010, com o professor Fábio Bezerra, e em 2014, com o professor Túlio Lopes.

Vanessa Portugal (PSTU)

Natural de Boa Esperança, a 282 km de Belo Horizonte, Vanessa Portugal tem 52 anos. O nome da candidata foi oficializado na disputa do cargo no dia 22 de julho

Ela é professora da rede municipal da capital mineira, ativista e membro do Sind-Rede/BH (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte).

Zema (Novo)

Natural de Araxá, a 364 km de Belo Horizonte, Romeu Zema tem 57 anos e é pai de dois filhos. Atual governador de Minas Gerais, ele tenta a reeleição ao cargo.

Zema é formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP). Ele ocupou, entre 1990 a 2016, o cargo de presidente do conselho de administração do Grupo Zema, empresa familiar com faturamento bilionário. Em 2016, afastou-se das funções da instituição para se candidatar pela primeira vez. Em um cenário que contrariava as pesquisas da época, Zema foi eleito, em 2018, para o seu primeiro cargo no poder público.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.