Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Aprenda a usar o e-Título, justificar seu voto e utilizá-lo como documento

Aplicativo pode ser usado como documento de identificação para votar, desde que tenha a foto do eleitor

Eleições 2024|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

e-Título é a versão digital do título de eleitor Marcelli Casal Jr/Agência Brasil - Arquivo

O e-Título, versão digital do título de eleitor, é uma inovação que facilita a participação no processo eleitoral brasileiro. O aplicativo permite aos eleitores verificar o status do seu documento e justificar ausências em pleitos anteriores. Neste domingo (6), ele pode ser utilizado como forma de identificação nos 5.569 municípios onde acontecem as eleições municipais para prefeitos e vereadores.

Os eleitores que pretendem utilizar o título de eleitor digital nas Eleições 2024 devem baixar o aplicativo e-Título até este sábado (5). A partir de domingo, dia da votação, o download do aplicativo será suspenso pela Justiça Eleitoral.

Leia mais

O Brasil conta com 5.570 cidades, e apenas os eleitores do Distrito Federal e da ilha de Fernando de Noronha (PE) não participarão da votação, pois nessas localidades não há prefeitos nem vereadores.

O e-Título pode ser usado como documento de identificação para votar, desde que tenha a foto do eleitor.


Como votar usando o e-Título:

Apresente o e-Título no dia da votação, caso sua biometria esteja registrada. Se não estiver, é necessário apresentar o e-Título e um documento oficial com foto.

Como justificar o voto usando o e-Título:

Se você não compareceu às últimas eleições, acesse o sistema “Justifica”, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e siga as instruções. Será necessário informar seu número de título de eleitor, nome completo e data de nascimento.


Outros documentos aceitos para votação:

Para garantir que seu cadastro eleitoral esteja em dia, confira os documentos que podem ser levados para votar. Todos devem ser oficiais e ter foto (tanto na versão impressa quanto na digital):

  • e-Título
  • Carteira de identidade
  • Identidade social (para pessoas trans e travestis)
  • Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • Certificado de reservista
  • Carteira de trabalho
  • Carteira Nacional de Habilitação

Vale lembrar que esses documentos oficiais são aceitos para votar mesmo que estejam fora da validade, desde que a foto esteja legível.

Por exemplo, a versão impressa da carteira de trabalho é aceita, mas a versão digital não pode ser utilizada para comprovar a identidade do eleitor, pois não tem foto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.