Eleições seguras: 23 mil militares garantem apoio em 15 estados
Militares atuarão na segurança e logística das eleições em áreas remotas e de risco
Eleições 2024|Do R7
Segundo informações do Ministério da Defesa, as forças armadas irão apoiar a realização das eleições de 2024. 23 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estarão a postos no domingo de votação. O contingente estará distribuído em 15 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins. A operação atuará tanto em ações logísticas quanto de segurança. Sob coordenação do Ministério da Defesa, a operação conta com 3.200 equipamentos militares, incluindo viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves.
A operação, denominada ‘Garantia da Votação e Apuração’ (GVA), contará com militares atuando em conjunto dos órgãos de segurança pública, com a finalidade de manter a ordem durante o domingo de eleições. Os militares serão responsáveis por atividades como distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades remotas ou que possam apresentar qualquer risco de instabilidade.
O apoio das forças armadas ao processo eleitoral brasileiro já é uma prática frequente em diferentes locais do Brasil e visa facilitar o processo eleitoral. Para este ano, foram ativados cinco Comandos Conjuntos: Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste, além dos comandos permanentes de cada força militar.
A operação é fundamentada no Decreto Presidencial nº 12.167 de 2024, que autoriza o emprego das Forças Armadas em situações que exigem garantia da ordem e do fluxo eleitoral.
Informações obtidas pelo Ministério da Defesa*