Entorno do DF registra filas, urnas lentas e ruas sujas de panfletos no primeiro turno
Reportagem apurou que a situação ocorre porque as máquinas são de 2010; ao menos cinco urnas foram trocadas
Eleições 2024|Do R7, em Brasília
Os moradores do Entorno do Distrito Federal acordaram cedo para votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024. A reportagem flagrou filas em diversos pontos das cidades goianas, e algumas urnas apresentaram lentidão, precisando ser reiniciadas. Segundo apurou a reportagem da RECORD e do R7, o problema teria ocorrido porque os equipamentos eram de 2010. Ao menos cinco urnas já foram trocadas em três cidades do Entorno.
Veja mais
Devido aos contratempos, os eleitores reclamaram de demora para conseguir votar. Alguns relataram à reportagem que chegaram ao local às 8h, horário de início da votação, e ainda não tinham conseguido votar até a publicação desta reportagem. Muitos deles desistiram e preferiram ir embora.
Em um dos maiores pontos de votação em Luziânia, as filas já eram grandes nos primeiros horários da manhã. Segundo o TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás), cinco urnas precisaram ser reiniciadas no local.
Em Novo Gama, a movimentação também começou cedo, principalmente por causa da onda de calor que a região Centro-Oeste enfrenta. Em um dos locais de votação, a equipe do R7 flagrou diversos panfletos de candidatos espalhados no chão. A prática é ilegal, e a lei eleitoral prevê multa.
Planaltina de Goiás também teve pontos de votação com bastante movimentação, e eleitores disseram que tiveram de esperar cerca de 20 minutos para entrar na cabine eleitoral. A cidade conta com pouco mais de 67 mil eleitores, o que representa um aumento de 20% em comparação aos números de 2020. Os dados são do TRE-GO.
Ocorrências no estado
O primeiro boletim do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sobre as eleições, divulgado por volta de 11h45, mostrou que 11 ocorrências foram registradas até o fim da manhã, a maioria por desobediência.
Além disso, uma pessoa foi presa em flagrante na cidade de Guapó por divulgação de propaganda eleitoral no dia do pleito.
A Polícia Militar informou que, em Luziânia, uma pessoa foi conduzida à central de flagrantes por compra de votos com uma nota de R$ 20.
Em Cidade Ocidental, uma pessoa foi detida por boca de urna (quando alguém vai a um local de votação e pede votos a um candidato ou a um partido) e confessou ter recebido R$ 200 de um candidato a vereador.
Em Cristalina, três pessoas foram detidas também por boca de urna. Elas estavam com crachá de identificação com propaganda de um candidato a prefeito.
Um efetivo de 7.000 policiais trabalha neste domingo em Goiás para auxiliar nas eleições.