Kim Kataguiri desiste da pré-candidatura à Prefeitura de SP: ‘Fui sabotado pelo meu partido’
Deputado não tem apoio oficial do União Brasil para disputar a Prefeitura de SP; partido vai apoiar a reeleição de Ricardo Nunes
Eleições 2024|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) anunciou nesta quinta-feira (1º) que desistiu de concorrer à Prefeitura de São Paulo. Ele havia sido anunciado como pré-candidato do MBL (Movimento Brasil Livre) para o Executivo da cidade de São Paulo. “Não desisti de disputar a eleição, fui ‘desistido’. Fui sabotado pelo meu partido, por isso, não disputarei a eleição”, afirmou Kim em coletiva de imprensa na sede do MBL.
Leia também
Apesar de Kim ter se lançado como pré-candidato e recebido inicialmente o apoio do União Brasil, o partido também manteve apoio a Ricardo Nunes (MDB-SP), atual prefeito da capital paulista, para testar a viabilidade de ambos os candidatos. Com Nunes apresentando um desempenho superior nas pesquisas, houve uma tendência no partido de apoiar o atual prefeito.
Além disso, Kim enfrentava a resistência de Milton Leite, uma das principais lideranças do União Brasil em São Paulo. Durante a coletiva, o deputado criticou a postura do partido por não apoiar uma candidatura própria. “Meu partido preferiu ser coadjuvante, um ator menor num jogo de terceiros, em vez de ter o protagonismo próprio.”
Com a desistência, Kim anunciou apoio a Nunes alegando que é um “voto útil” para derrotar Guilherme Boulos (PSOL). “Continuamos a criticar a gestão de Nunes, não somos governistas, somos independentes. Mas, agora, precisamos evitar um mal maior”, explicou. “Precisamos construir uma frente ampla contra o extremismo de Guilherme Boulos”, completou.
Segundo Kim, duas propostas de seu plano de governo serão incorporadas ao de Ricardo Nunes. A primeira é o investimento em vacinas contra o crack e a cocaína. A segunda proposta de um programa para levar estudantes da rede pública para uma visita à Nasa, a agência espacial norte-americana.
O MBL também anunciou que vai lançar dois candidatos a vereadores.
Kim Kataguiri tem 28 anos e é deputado federal por São Paulo desde 2019. Ele está em seu segundo mandato, para o qual foi eleito com 295.460 votos — o oitavo mais votado no estado. Atualmente, ele é o único parlamentar do MBL, organização política da qual foi um dos fundadores, na Câmara federal.
Eleições em São Paulo
A convenção do MDB para confirmar a candidatura de Nunes está prevista para sábado (3). Já o PSOL confirmou Guilherme Boulos como candidato a prefeito e Marta Suplicy como vice durante uma convenção no fim de semana, com participação do presidente Lula.
A economista Marina Helena entrou na disputa pelo Partido Novo. Pelo PSB, a deputada Tabata Amaral é a candidata ao Executivo municipal. Já pelo PSDB, o nome de José Luiz Datena foi confirmado durante uma convenção polêmica. Pablo Marçal deve ter a candidatura definida pelo PRTB no domingo (4).
As convenções são exigências da Justiça Eleitoral para registro das candidaturas, e devem ser realizadas até segunda-feira (5).