PM prende suspeito de boca de urna em Cidade Ocidental (GO)
Homem foi detido e confessou que receberia R$ 200 após o término da atividade, segundo a corporação
Eleições 2024|Do R7, em Brasília
A Polícia Militar do estado de Goiás prendeu neste domingo (6), primeiro turno das eleições municipais, um suspeito de boca de urna, no centro da Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Imagens gravadas mostram que o homem tenta, inclusive, agredir um cidadão.
Leia mais
De acordo com a PM-GO, o suspeito foi flagrado realizando boca de urna, que consiste na prática de arregimentar eleitores ou fazer propaganda junto a eles no dia da votação.
O homem foi detido e confessou que receberia R$ 200 após o término da atividade, segundo a PM. O suspeito foi encaminhado para a delegacia.
“Já filmei você com o papel do vereador. Não adianta. Vou levar para o Cartório Eleitoral. Isso é boca de urna”, diz uma pessoa nas imagens gravadas sobre o episódio. Em seguida, o suspeito fala para “sair” e tenta agredi-lo.
Crime
De acordo com o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), boca de urna é a prática de arregimentar eleitores ou fazer propaganda junto a eles no dia da votação, visando promover ou pedir votos para um candidato ou partido. A legislação proíbe qualquer atividade de aliciamento de eleitores com esse objetivo.
A boca de urna não se limita às proximidades dos locais de votação, podendo ocorrer em qualquer lugar, inclusive em áreas rurais, desde que seja no dia da eleição. Além disso, o uso de alto-falantes, a realização de comícios ou carreatas e a divulgação de qualquer tipo de propaganda política também são crimes eleitorais no dia do pleito, sujeitos às mesmas punições. O eleitor flagrado praticando essas infrações será penalizado com detenção e multa.