Análise: resposta de Israel a ataque nuclear do Irã seria uma ‘tragédia para o mundo inteiro’
Washington e Teerã negociam programa nuclear; iranianos afirmam que pressões israelenses ‘ignoram os interesses da região’
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
As negociações entre Estados Unidos e Irã são muito bem-vindas, afirma o pesquisador Lier Ferreira em entrevista ao Conexão Record News. Os países conversam em meio às tensões que envolvem o programa nuclear iraniano.
Em troca do fim das sanções norte-americanas, o Irã afirmou que pode reduzir o enriquecimento de urânio. O metal é utilizado atualmente para geração de energia e pesquisa científica, mas quando altamente enriquecido, pode ser transformado em material para armas nucleares.

Os EUA desconfiam do programa, mas o Ministério das Relações Exteriores do Irã disse nesta terça-feira (10) que sentiu haver entendimento e consenso para dar continuidade às discussões por meios diplomáticos. Segundo Teerã, Washington deve agir independentemente de pressões estrangeiras, em especial pressões israelenses que ignoram os interesses da região.
“Se os mísseis iranianos são capazes de furar os sistemas israelenses de defesa, e se esses mísseis eventualmente estiverem carregados com ogivas nucleares, isso deixa Israel dentro de uma situação de vulnerabilidade muito grande, fazendo com que Israel tivesse que responder com armas nucleares, o que seria uma tragédia, não apenas do Oriente Médio, mas para o mundo inteiro”, argumenta Ferreira.
O alerta foi feito às vésperas do encontro entre os presidentes Donald Trump e Benjamin Netanyahu, marcado para esta quarta-feira (11). “Agora nós sabemos que o Irã está tentando ganhar um pouco de tempo, vai cozinhar o galo, como nós dizemos na linguagem popular, para evitar quaisquer retaliações de curto prazo dos Estados Unidos.”
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!













