Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar de pouco popular, Charles 3º é abraçado por britânicos: 'Deus salve o rei'

Multidão saudou o monarca em primeiro encontro após a morte de Elizabeth 2ª, monarca que ficou 70 anos como rainha

Internacional|

Multidão em frente ao Palácio de Buckingham acompanha o rei Charles 3º
Multidão em frente ao Palácio de Buckingham acompanha o rei Charles 3º Multidão em frente ao Palácio de Buckingham acompanha o rei Charles 3º

O rei Charles 3º prometeu nesta sexta-feira (9) servir aos britânicos por "toda a vida", assim como sua falecida mãe, Elizabeth 2ª. O povo do Reino Unido, que está de luto, abraçou o novo monarca aos gritos de "Deus salve o rei!".

"Minha amada mamãe [quando completou 21 anos] se comprometeu a dedicar a vida, fosse longa ou curta, a serviço do povo", lembrou o rei no primeiro discurso à nação, gravado no Palácio de Buckingham e retransmitido pela televisão.

Leia também

"Eu lhes renovo hoje essa promessa de serviço durante toda a vida", acrescentou Charles 3º, de 73 anos, comprometendo-se a defender "os princípios constitucionais".

Charles foi ovacionado por milhares de pessoas durante o retorno da Escócia a Londres, 800 km ao norte, onde Elizabeth 2ª morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos, no castelo de Balmoral.

Publicidade

"Deus salve o rei!", gritou a multidão quando Charles 3º e a esposa, a rainha consorte Camilla, desceram do Rolls-Royce oficial que os levou do aeroporto até os portões de Buckingham, onde o estandarte real (bandeira pertencente ao monarca) foi içado para ele pela primeira vez.

Charles apertou muitas mãos e recebeu pessoalmente mensagens de condolências e de apoio. Convertido automaticamente em rei após a morte da mãe, ele será proclamado formalmente neste sábado (10). 

Publicidade

O Conselho de Ascensão se reunirá às 10h locais (6h no horário de Brasília) no Palácio de St. James, e a proclamação será lida em público de uma sacada uma hora depois, antes de ser repetida nas nações da Commonwealth

Charles 3º anunciou a nomeação do filho mais velho, William, de 40 anos, como novo príncipe de Gales, e a esposa dele, Catherine, será a princesa de Gales, título não utilizado desde a morte de Lady Di, em 1997.

Publicidade

No discurso, o novo rei também expressou "amor" ao filho mais novo, Harry, de 37 anos, e à esposa dele, a ex-atriz americana Meghan Markle, que "continuam construindo suas vidas no exterior".

A família real mantinha uma tensa relação com o casal desde que Harry e Meghan abandonaram as funções em 2020 para viver nos Estados Unidos.

Legado da rainha

O novo rei reuniu-se pela primeira vez em audiência com a primeira-ministra, a conservadora Liz Truss, nomeada pela rainha Elizabeth 2ª na terça-feira (6) em um dos últimos atos oficiais antes de sua morte.

Elizabeth 2ª foi "uma das maiores líderes que o mundo já conheceu", disse Truss horas antes, durante uma homenagem no Parlamento.

Os sinos da grande catedral anglicana tocaram ao meio-dia, como os da Abadia de Westminster e outras do país, em honra à falecida monarca. Também foram disparadas 96 salvas de canhão em várias partes do Reino Unido, uma para cada ano de vida de Elizabeth.

"Eu a amava. Foi a única dirigente digna desse nome no país", lamentou Paul White, de 48 anos, no metrô de Londres com um jornal nas mãos, emocionado pela morte da rainha. "Será difícil para Charles 3° reinar depois dela, mas o apoiarei e à família".

Enquanto britânicos e visitantes se reuniam com flores e fotos em frente ao Palácio de Buckingham, as homenagens vieram de todas as partes do mundo.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a rainha era "uma estadista de dignidade e constância inigualáveis" e anunciou que estará em seu funeral. O chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin, disse que Elizabeth 2ª tinha "autoridade" no mundo, mas não prevê viajar a Londres, segundo o porta-voz do Kremlin.

Rei não é popular

Charles 3º também se reuniu com os funcionários responsáveis pelos preparativos do grande funeral de Estado da mãe, que terá a presença de monarcas, chefes de Estado e chefes de Governo de todo o mundo.

O caixão de Elizabeth 2ª deve viajar nos próximos dias da Escócia para Londres: ela será velada, homenageada e enterrada em um funeral que não deve ocorrer antes de dez dias.

A rainha chegou ao trono com apenas 25 anos, e os 70 anos de reinado registraram vários recordes.

Após a grande popularidade de Elizabeth, o futuro da monarquia britânica promete ser mais complicado com Charles 3º, menos apreciado pela opinião pública.

Os britânicos preferem o filho mais velho de Charles, William, e a esposa, Catherine, que, ao lado dos filhos pequenos, George, Charlotte e Louis, são considerados uma família mais moderna.

A Nova Zelândia, um dos 14 países da Commonwealth que tinha Elizabeth 2ª como chefe de Estado, já proclamou Charles novo rei.

No Reino Unido, o luto oficial terminará com um último adeus à monarca na abadia londrina de Westminster.

A cerimônia de coroação de Charles acontecerá em uma data que ainda será definida. Elizabeth teve que esperar mais de um ano antes do evento oficial que a tornou rainha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.