Internacional Assolado por incêndios, leste da Austrália comemora chuva

Assolado por incêndios, leste da Austrália comemora chuva

Previsão é que as tempestades fortes continuarão em muitas regiões assoladas pelo fogo, incluindo áreas em que não chove forte há anos

Chuvas ajudam a apagar queimadas na Austrália

Chuvas ajudam a apagar queimadas na Austrália

AAP Image/Bianca De Marchi/via REUTERS - 17.1.2020

Tempestades de raios intensas com chuvas fortes enfraqueceram os incêndios florestais que ardem no litoral leste da Austrália nesta sexta-feira (17), para alívio dos bombeiros e agricultores exaustos que enfrentam anos de seca e dos organizadores do Aberto da Austrália, que começa na próxima semana.

A Austrália, famosa por suas praias e vida selvagem imaculadas, está combatendo incêndios florestais desde setembro. As chamas já mataram 29 pessoas e um bilhão de animais e destruíram mais de 2.500 casas.

Vitória, Nova Gales do Sul e Queensland, três dos Estados mais afetados pela seca e pelos incêndios florestais, comemoraram a chuva torrencial desta semana, e o corpo de bombeiros disse que ela não extinguirá todos os focos, mas que ajudará muito a contê-los.

"Estamos cruzando os dedos para que isso continue nos próximos dias", disse o corpo de bombeiros de Nova Gales do Sul no Twitter nesta sexta-feira.

Chuva nas regiões afetadas

A previsão é que as tempestades fortes continuarão em muitas regiões de Nova Gales do Sul e Queensland assoladas pelo fogo, incluindo áreas que não veem uma precipitação intensa há anos, disseram autoridades meteorológicas de Nova Gales do Sul, o que amenizará um pouco a seca de três anos.

"A chuva recente foi absolutamente fantástica", disse o pecuarista Sam White perto de Guyra, cidade do norte de Nova Gales do Sul.

"Ela está produzindo quantidades significativas de escoamento, que é o que precisamos, e isso está chegando às nossas represas".

Os perigos da chuva

Embora o clima úmido alivie os bombeiros e agricultores vitimados pela seca, ele também tem seus perigos, como inundações relâmpago e quedas de árvores. Um parque de vida selvagem teve que resgatar coalas das águas das inundações e repelir crocodilos com vassouras.

A chuva pesada ajudou a limpar o ar enfumaçado da Austrália, mas Sydney, Canberra e Melbourne continuavam entre as 100 cidades mais poluídas do mundo nesta sexta-feira, como mostrou um ranking de poluição da AirVisual.

Cidades cobertas de fumaça

Melbourne, que nesta semana ficou envolta em uma fumaça densa que prejudicou as partidas de classificação do Aberto da Austrália e outras competições, tem previsão de voltar a ser coberta por um ar insalubre no final de semana – o Grand Slam começa na segunda-feira.

Mas o temor de que a fumaça volte no sábado durante a última rodada de classificação diminuiu nesta sexta-feira, já que a Agência de Proteção Ambiental previu que a qualidade do ar da área de Melbourne ficará "moderada", ao invés de "muito ruim".