Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombardeios russos de Ano-Novo deixam quatro mortos e 50 feridos na Ucrânia

Os ataques aconteceram em Kiev e em outras sete regiões do país; a Rússia alega que o alvo eram fábricas de drones

Internacional|

Mulher fala ao telefone perto de uma cratera deixada por um ataque russo em Kiev
Mulher fala ao telefone perto de uma cratera deixada por um ataque russo em Kiev Mulher fala ao telefone perto de uma cratera deixada por um ataque russo em Kiev

As autoridades ucranianas anunciaram neste domingo (1º) o balanço de quatro mortos e 50 feridos nos bombardeios russos lançados antes e depois da virada do ano, os quais, segundo a Rússia, tinham fábricas de drones como alvo.

Esses ataques aconteceram na capital do país, Kiev, e em outras sete regiões da Ucrânia, conforme as últimas informações divulgadas pelas autoridades locais e regionais.

Os jornalistas da AFP ouviram cerca de uma dezena de explosões no início da tarde de sábado (31) na capital ucraniana, onde também foram ouvidas deflagrações pouco depois da meia-noite. Um míssil atingiu a fachada de um hotel em Kiev.

Três pessoas morreram, entre elas uma jovem de 22 anos, na cidade de Khmelnitski, no oeste do país, acrescenta o balanço ucraniano desses atentados.

Publicidade

A quarta vítima perdeu a vida neste domingo, após um bombardeio russo na região de Zaporizhia, no sul do país.

Entre os 50 feridos, há dois adolescentes, de 13 e 12 anos, que vivem em uma localidade próxima da cidade de Kherson, no sul, recuperada das mãos russas por tropas ucranianas em novembro.

Publicidade

O Exército da Ucrânia anunciou que derrubou 45 drones de fabricação iraniana na madrugada passada, mas não especificou se esses robôs, usados como projéteis, atingiram seus alvos.

No Facebook, o chefe da polícia, Andriy Nebitov, publicou uma imagem dos restos de um drone com as palavras "Feliz Ano-Novo" em russo.

Publicidade

"Isso é tudo de que precisamos saber sobre o Estado terrorista e suas Forças Armadas", escreveu ele no post.

Ось вона, частина нічного привітання від «братського народу» з Новим роком! Можна сказати і дешево і без смаку!...

Posted by Андрій Нєбитов on Saturday, December 31, 2022

Ucrânia 'não vai perdoar'

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste domingo que os bombardeios contra várias cidades ucranianas tiveram fábricas de drones como alvo, com o objetivo de impedir ataques ao território russo.

"Em 31 de dezembro de 2022, as Forças Armadas russas lançaram um ataque aéreo de precisão e de longo alcance contra instalações de defesa ucranianas envolvidas na fabricação de drones ofensivos usados para cometer ataques terroristas contra a Rússia", declarou o ministério.

"Conseguimos desmantelar os planos do regime de Kiev de organizar ataques terroristas contra a Rússia em um futuro próximo", acrescentou.

O Exército russo afirmou ainda que continua sua ofensiva na região de Donetsk, no leste da Ucrânia e anexada pela Rússia em setembro. A zona agora concentra a maior parte dos combates.

Leia também

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, acusou a Rússia de ter atacado áreas residenciais, deliberadamente, no sábado. O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, reagiu a esses bombardeios, garantindo que seu país "não perdoará" a Rússia.

No lado pró-Rússia, autoridades em territórios separatistas no leste da Ucrânia relataram a morte de um civil por bombardeios ucranianos na cidade de Yasinuvata, na região de Donetsk. Também denunciaram os bombardeios do Exército de Kiev contra a Donetsk e a cidade vizinha de Makiivka, que deixaram pelo menos 15 feridos.

Em sua mensagem de fim de ano, Zelenski elogiou a resistência ucraniana à invasão russa e disse que o seu país lutará "até à vitória", ou seja, até recuperar todos os territórios ocupados ou anexados pela Rússia.

Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a "justiça moral e histórica" está do lado de seu país nessa guerra e acusou os ocidentais de "usarem, cinicamente, a Ucrânia e seu povo para enfraquecer e dividir a Rússia".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.