Logo R7.com
RecordPlus

Como a Costa Rica desmantelou o maior cartel de drogas do país, o ‘Caribe do Sul’

País tem enfrentado um crescimento da violência ligada ao narcotráfico na última década

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Autoridades da Costa Rica desmantelaram o 'Cartel do Caribe do Sul', a principal organização criminosa do país.
  • A operação, chamada “Traição”, mobilizou 1.200 agentes e resultou em 33 prisões e apreensões significativas de dinheiro e propriedades.
  • O cartel, liderado pelos irmãos Picado Grijalba, controlava o tráfego de drogas e tinha conexões internacionais durante suas operações.
  • A investigação, iniciada em 2021, contou com apoio de forças policiais de diversos países e é vista como um marco no combate ao narcotráfico na Costa Rica.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Autoridades enfraqueceram poderoso grupo de narcotráfico que enviava drogas para os Estados Unidos e a Europa
Autoridades enfraqueceram poderoso grupo de narcotráfico que enviava drogas para os Estados Unidos e a Europa Agência de Investigação Judicial

As autoridades da Costa Rica realizaram nesta terça-feira (4) a maior operação policial da história do país para desmantelar o chamado ‘Cartel do Caribe do Sul’, apontado como a principal organização criminosa local e responsável por enviar drogas para os Estados Unidos e a Europa. A ação, batizada de “Traição”, mobilizou cerca de 1.200 agentes e 64 batidas simultâneas em diferentes províncias.

As operações se concentraram em Limón, região caribenha do país, mas também alcançaram Alajuela, Cartago, Puntarenas e San José. Segundo o Escritório de Investigação Judicial (OIJ), foram apreendidos 97 milhões de colones em espécie, bloqueados outros 200 milhões em contas bancárias e confiscados sete casas de luxo, 40 imóveis e 73 veículos e embarcações.


Ao todo, 33 pessoas foram presas. Entre elas estão integrantes da estrutura intermediária e operacional do cartel, que as autoridades descrevem como uma rede transnacional com forte logística marítima e terrestre, envolvida no tráfico internacional de cocaína e maconha, porte ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

O grupo era liderado pelos irmãos de sobrenome Picado Grijalba, conhecidos pelos apelidos “Shock” e “Noni”. Ambos foram detidos e aguardam extradição para os Estados Unidos, onde são investigados por tráfico de drogas. “Shock” foi preso em dezembro de 2024, na Inglaterra, em uma ação coordenada entre o OIJ, a Interpol e autoridades britânicas e norte-americanas. Já “Noni” foi capturado meses antes, em agosto, próximo à cidade de Curridabat, na Costa Rica.


'Cartel do Caribe do Sul' tinha controle sobre boa parte da costa do Pacífico
'Cartel do Caribe do Sul' tinha controle sobre boa parte da costa do Pacífico Agência de Investigação Judicial

Leia mais:

Segundo o diretor interino do OIJ, Michael Soto, o ‘Cartel do Caribe do Sul’ tinha controle sobre boa parte da costa do Pacífico e operava com estrutura semelhante à de grandes organizações internacionais. “Esse grupo possuía todos os componentes de uma organização criminosa transnacional. Era a principal fornecedora de cocaína e maconha distribuída no país”, afirmou Soto.

As investigações começaram em 2021, após o assassinato de oito pessoas em uma fazenda no sul do Caribe. O caso, considerado o ponto de partida da operação “Traição”, revelou conexões entre o massacre e a disputa interna pelo controle do tráfico. Desde então, as autoridades apreenderam 13,7 toneladas de drogas e 68 armas de fogo associadas à organização.


Durante a investigação, a Costa Rica contou com o apoio de forças policiais da Colômbia, Panamá, Espanha, Reino Unido, França e da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA). A Procuradoria-Geral destacou que a operação desta terça teve como foco desarticular a base da organização. “A ação busca retirar de circulação os membros de nível médio e inferior dessa estrutura criminosa”, afirmou o procurador-geral Carlo Díaz.

A Costa Rica, historicamente considerada uma das nações mais seguras da América Central, tem enfrentado um crescimento da violência ligada ao narcotráfico. O país encerrou 2024 com uma taxa de homicídios de 16,6 por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média global.


As autoridades consideram o desmantelamento do Cartel do Caribe do Sul um marco na repressão ao tráfico de drogas no país. A investigação segue em andamento sob a responsabilidade da Procuradoria Especializada em Crime Organizado e da Seção Especializada do OIJ.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.