Logo R7.com
RecordPlus
‌

Como um ‘airbag’ gigante pode proteger a Terra de tempestades solares, segundo cientistas

Proposta desenvolvida por físicos consiste em satélites que liberariam toneladas de gases no espaço

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estudo propõe o uso do "StormWall", uma frota de satélites, para proteger a Terra de tempestades solares.
  • O projeto utiliza tecnologia existente, mas requer mais simulações e testes para comprovar sua eficácia.
  • Seis foguetes lançariam espaçonaves com materiais que formariam uma "nuvem artificial" para atenuar tempestades solares.
  • A implementação depende de previsões meteorológicas espaciais e de um acordo internacional sobre a modificação do espaço próximo à Terra.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cientistas se preocupam com tempestades solares que podem interromper redes elétricas Divulgação/Nasa

Um estudo publicado na revista Space Weather propõe uma forma de proteger a Terra de tempestades solares que podem interromper tecnologias e redes elétricas. Cientistas desenvolveram uma proposta chamada “StormWall”, na qual uma frota de satélites liberaria centenas de toneladas de gases no espaço antes da atividade solar atingir o planeta.

Embora a abordagem utilize tecnologia e materiais já existentes, são necessárias mais simulações e testes extensivos para comprovar sua eficácia.

‌

Veja Também

Em entrevista à Science, Daniel Welling, coautor do estudo e físico espacial da Universidade de Michigan, afirma que o projeto é como instalar um airbag gigante na magnetosfera. O objetivo é que a “nuvem artificial” reduza a intensidade de uma grande tempestade pela metade ou mais.

Segundo a revista, o projeto consiste em usar seis foguetes de grande porte, como o Starship da SpaceX, para lançar espaçonaves do tamanho de um pequeno ônibus para a órbita geossíncrona, a cerca de 36 mil quilômetros acima da Terra.

‌

Essas espaçonaves transportariam recipientes enormes com lítio, bário ou sódio. Quando satélites de monitoramento detectassem uma atividade solar perigosa, os conteúdos seriam liberados, se transformando em plasma e se deslocando para a borda do campo magnético da Terra, onde atenuam os efeitos das tempestades solares.

Especialistas destacam que, para ser colocado em prática, o plano dependeria de previsões meteorológicas espaciais, protocolos de implementação e, principalmente, de um acordo internacional sobre a modificação do espaço próximo ao planeta.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.