Corpo de Soleimani passa por várias cidades do Irã para funeral
Haverá diversas cerimônias fúnebres: o primeiro funeral começou na cidade de Ahvaz, segue para a cidade sagrada de Mashad e mais tarde para Teerã
Internacional|Do R7
O corpo do general Qasem Soleimani, comandante da Força Quds, divisão de elite da Guarda Revolucionária iraniana, chegou neste domingo (5) ao Irã, onde serão realizadas cerimônias fúnebres em várias cidades até a próxima quarta-feira (8).
O primeiro funeral começou na cidade de Ahvaz, no sudoeste do país e na fronteira com o Iraque. Depois disso, o corpo seria levado à cidade sagrada de Mashad, no nordeste do país, e mais tarde para Teerã.
Em Ahvaz, dezenas de milhares de pessoas se reuniram para prestar homenagem a Soleimani em meio a gritos de "Morte à América", "Morte a Israel" e "Morte à Arábia Saudita", conforme visto em imagens transmitidas ao vivo pela televisão estatal iraniana.
Leia também
As autoridades do Irã acusaram os aliados de Washington na região, principalmente Israel e Arábia Saudita, de instigar o ataque que matou Soleiman na sexta-feira (3), assim como o vice-presidente das Forças de Mobilização Popular (FMP), milícia iraquiana majoritariamente xiita, Abu Mahdi al-Muhandis, e outros integrantes desse grupo.
O corpo de Al-Muhandis e o de pelo menos um dos outros mortos no ataque americano fazem parte da marcha fúnebre, pois estão misturados com os de Soleimani e ainda é necessário um teste de DNA. Depois do exame, os restos mortais dos iraquianos serão devolvidos a seu país de origem, onde ontem houve homenagens em Bagdá e outras cidades.
O funeral continuará nesta segunda-feira (6) em Teerã, onde será realizado o funeral principal, e terminará na cidade natal do general, Kerman, no sul do país.