Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Draghi será primeiro-ministro da Itália e forma governo

Ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi monta gabinete com políticos e tecnocratas como ministros

Internacional|

Draghi confirmou a formação de um novo governo italiano
Draghi confirmou a formação de um novo governo italiano Draghi confirmou a formação de um novo governo italiano

Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu, confirmou nesta sexta-feira (12) a formação do próximo governo da Itália e revelou um gabinete com uma mistura de tecnocratas e políticos de sua ampla coalizão.

Leia também: Entenda a crise política na Itália que levou à renúncia do premiê

O presidente Sergio Mattarella pediu a Draghi para ser primeiro-ministro depois que uma disputa partidária derrubou o governo anterior, concedendo a ele a tarefa de enfrentar a crise de saúde do coronavírus e o colapso econômico.

Aliança de partidos

Após uma semana de consultas, quase todos os principais partidos de todo o espectro político prometeram apoio a Draghi, e figuras proeminentes desses grupos foram nomeados ministros.

Publicidade

Luigi Di Maio, líder do Movimento 5-Estrelas, permanecerá como ministro das Relações Exteriores, enquanto Giancarlo Giorgetti, figura importante do partido Liga, será ministro da Indústria. Andrea Orlando, do Partido Democrata, de centro-esquerda, será ministro do Trabalho.

No entanto, alguns cargos importantes foram para tecnocratas não filiados, incluindo Daniele Franco, diretor-geral do Banco da Itália, que foi nomeado ministro da Economia, e Roberto Cingolani, físico e especialista em TI, que assumiu a nova função de ministro da Transição Verde.

Há oito mulheres entre os 23 ministros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.