Musk e Bessent protagonizam discussão acalorada na Casa Branca, diz jornal
A secretária de imprensa da Casa Branca minimizou o episódio dizendo que ‘desentendimentos são normais’
Internacional|Do R7

A tensão entre Elon Musk e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, atingiu um novo patamar na semana passada com uma discussão acalorada nos corredores da Casa Branca, segundo fontes ouvidas pelo site Axios.
A briga teria sido motivada por divergências em torno da reforma do IRS (Receita Federal dos Estados Unidos) e ocorreu fora da presença do presidente Donald Trump.
De acordo com uma das fontes, Musk se exaltou e começou a gritar, enquanto Bessent tentava manter a calma. “Elon estava gritando e divagando, e Scott simplesmente não estava aguentando”, disse a fonte.
Leia mais:
Segundo outra pessoa próxima ao governo, o confronto escancarou as visões opostas dos dois sobre a condução das reformas: enquanto Bessent busca estabilidade e gradualismo, Musk adota uma postura mais radical. “Bessent tem dois mandatos: reformar e estabilizar. Elon tem uma missão: quebrar tudo no processo”, afirmou a fonte. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, também estava presente e teria apoiado Musk durante a discussão.
Em novembro, o bilionário criticou publicamente a escolha de Bessent para o Tesouro, alegando que Howard Lutnick seria uma opção mais disposta a implementar mudanças estruturais. “O status quo está levando a América à falência”, escreveu na rede X.
Em nota oficial, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, minimizou o episódio. “Desentendimentos são normais em qualquer processo político saudável. Todos trabalham com um objetivo comum: implementar a visão do presidente Trump”, afirmou.
Essa não foi a única disputa envolvendo Musk nos bastidores da Casa Branca. Em outro momento de tensão, o bilionário entrou em rota de colisão com o secretário de Estado, Marco Rubio, por conta da condução dos cortes de pessoal no Departamento de Estado.
Musk, encarregado por Trump de enxugar a burocracia federal, acusou Rubio de não cumprir as metas e de manter a máquina pública inchada.
Rubio rebateu, alegando que 1.500 funcionários aceitaram pacotes de aposentadoria antecipada. Em tom sarcástico, teria respondido: “Quer que eu os recontrate só para você poder demiti-los ao vivo?”
Musk também já trocou farpas com Peter Navarro, conselheiro sênior de comércio exterior. Após ser criticado por ele, respondeu chamando Navarro de “idiota” e dizendo que ele era “mais burro que um saco de tijolos”.
Segundo a Bloomberg, Musk deixará o cargo de funcionário especial do governo no fim de maio, quando sua nomeação expira. Ainda assim, teria dito aos acionistas da Tesla que pretende continuar colaborando esporadicamente com o governo, cerca de um ou dois dias por semana, especialmente em temas ligados ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp










