Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha ameaça suspender autonomia da Catalunha

Governo quer barrar referendo sobre independência da região 

Internacional|Da ANSA

No último dia 11, milhares de pessoas pediram a independência da Catalunha em Barcelona
No último dia 11, milhares de pessoas pediram a independência da Catalunha em Barcelona No último dia 11, milhares de pessoas pediram a independência da Catalunha em Barcelona

A Espanha ameaçou nesta terça-feira (16) usar "todos os meios possíveis" para evitar o referendo sobre a independência da região da Catalunha.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Garcia-Margallo, afirmou que o governo está disposto, inclusive, a aplicar o artigo 155 da Constituição, que suspenderia a autonomia catalã.

O referendo está marcado para o dia 9 de novembro e tem conquistado amplo apoio nos últimos tempos. Na última quinta-feira (11), uma passeata pró-independência reuniu milhares de pessoas em Barcelona.

Um dos apoiadores é o jogador Gerard Piqué, do Barcelona, nascido na região catalã.

Publicidade

Milhares participam de manifestação a favor de soberania da Catalunha

Catalunha marca seu dia de olho em referendo da Escócia

Publicidade

"Não entendo o porquê as pessoas ficaram bravas com minha participação na passeata. Participei porque sou catalão e era o dia da Catalunha por excelência", disse o jogador.

Na próxima quinta-feira (18), porém, será a vez da Escócia ir às urnas para decidir se continua subordinada politicamente a Londres.

Publicidade

De acordo com o jornal "The Independent", o governo espanhol pretende se opor à separação escocesa, vetando seu eventual pedido de ingresso na União Europeia. Madri teme que a vitória do "sim" na Escócia dê mais força à Catalunha.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.