Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estados Unidos detectam balão espião da China sobre território norte-americano

De acordo com defesa do país, não é a primeira vez em que artefato deste tipo é encontrado no espaço aéreo local

Internacional|Do R7, com informações da EFE


Presidente Joe Biden se encontrou homólogo chinês Xi Jinping em novembro de 2022
Presidente Joe Biden se encontrou homólogo chinês Xi Jinping em novembro de 2022

Os Estados Unidos detectaram um balão espião da China que está sobrevoando o território norte-americano em grande altitude e que "não representa risco militar ou físico" para ninguém na superfície.

O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, disse em um comunicado que esta não é a primeira vez que uma atividade de balão desse tipo é registrada nos últimos anos.

Um oficial de defesa de alto escalão afirmou em uma conversa por telefone com repórteres que acredita-se que o dispositivo pertence à China e que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a situação.

O anúncio ocorre antes do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, iniciar uma visita à China neste final de semana.

Publicidade

O chefe da diplomacia norte-americana realizará reuniões nos dias 5 e 6 para aprofundar o relacionamento bilateral e evitar que a competição entre as potências acabe gerando um conflito.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, explicou em entrevista coletiva que a viagem de Blinken é consequência do encontro entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping em novembro do ano passado em Bali, onde ambos reconheceram a "magnitude" da relação bilateral, a "mais relevante" do planeta nesse momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.