EUA temem que Irã se envolva na guerra entre Israel e o Hamas
Americanos já enviaram um porta-aviões para a região, e uma segunda embarcação desse tipo está a caminho
Internacional|Do R7, com AFP e Reuters

Os Estados Unidos temem uma "escalada" no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas e um possível "envolvimento direto do Irã", afirmou neste domingo (15) o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca.
Em entrevista à rede de televisão CBS, Jake Sullivan mencionou a possibilidade de uma nova frente de batalha na fronteira entre Israel e o Líbano e afirmou: "Não podemos descartar que o Irã decida se envolver diretamente de alguma forma. Precisamos nos preparar para qualquer eventualidade".
"É um risco, e é um risco do qual estamos cientes desde o início do conflito", acrescentou o assessor de Joe Biden.
"É por isso que o presidente agiu tão rápida e decisivamente ao enviar um porta-aviões para o [mar] Mediterrâneo oriental e aviões para o golfo, pois ele mandou uma mensagem muito clara a qualquer Estado ou entidade que tente se aproveitar dessa situação", disse Sullivan.
•Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
•Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
•Compartilhe esta notícia pelo Telegram
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou no sábado que os Estados Unidos enviariam um segundo porta-aviões para o mar Mediterrâneo oriental, visando "dissuadir ações hostis contra Israel ou qualquer tentativa de expandir esta guerra".
O USS Eisenhower e seus navios de escolta se juntarão ao primeiro porta-aviões, o USS Gerald R. Ford, posicionado na região após o sangrento ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro.
Reunião no Catar
Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores do Irã no Catar, no sábado, quando discutiram o ataque mortal da organização terrorista em Israel "e concordaram em continuar a cooperação" para alcançar os objetivos do grupo, disse o Hamas em um comunicado.
Durante a reunião em Doha, a capital do Catar, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, elogiou o ataque como tendo sido uma "vitória histórica".
Tanques, soldados e drones: veja as ações do exército de Israel na Faixa de Gaza neste domingo
Tropas do Exército de Israel fazem movimentação constante na manhã deste domingo (15) na fronteira do país com Gaza e com o Líbano. Na foto acima, um tanque se posiciona no norte de Israel, próximo da fronteira com o Líbano, onde terroristas do Hezboll...
Tropas do Exército de Israel fazem movimentação constante na manhã deste domingo (15) na fronteira do país com Gaza e com o Líbano. Na foto acima, um tanque se posiciona no norte de Israel, próximo da fronteira com o Líbano, onde terroristas do Hezbollah promovem ataques contra Israel. Com o fim de um novo prazo estendido para a população de Gaza deixar o norte da região, o Exército israelense se prepara para invadir o território dominado pelos terroristas do Hamas