George Floyd será enterrado nesta terça-feira (9) em Houston, Texas
O homem negro morto por sufocamento por policiais brancos em Minneapolis tornou símbolo da luta antirracista no mundo
Internacional|Do R7, com Reuters

George Floyd, o homem cuja morte detonou uma onda mundial de protestos contra o racismo e a violência policial, será enterrado nesta terça-feira (9) em Houston, Texas. O segurança negro morreu há 16 dias em Minneapolis, cidade onde morava, sufocado por quatro policiais que se ajoelharam sobre o seu corpo e pescoço, prendendo-o ao chão por 8 minutos e 46 segundos para averiguar se ele tinha usado uma nota falsa de 20 dólares em um bar.
Embora tenha origens no estado da Carolina do Sul, Floyd cresceu em Houston e por isso será enterrado na cidade texana, ao lado de outros familiares. Na segunda-feira, pessoas enlutadas se reuniram para prestar homenagens em uma cerimônia pública na cidade.
O assassinato de Floyd foi gravado por testemunhas em vídeo e suas últimas palavras — "Não consigo respirar" — se tornaram um pedido de socorro das populações negras ao redor do mundo.
A revolta dos manifestantes com a morte de Floyd, de 46 anos, está dando lugar a uma determinação cada vez maior para fazer de seu caso um divisor de águas nas relações raciais e na forma como departamentos de polícia funcionam em todo o país.
Funeral de Floyd reuniu centenas
Durante o velório na segunda-feira, bandeiras dos EUA tremulavam ao longo da rota para a igreja Fountain of Praise, enquanto centenas de pessoas faziam fila para ver seu caixão, algumas com camisas com as palavras "não consigo respirar".
"Hoje é um grande dia. Muitas mudanças estão sendo feitas. É uma tragédia que uma vida tenha tido que ser tomada", disse Perence Mcintosh, morador negro de Houston que esperava na fila.
George Floyd foi velado pela segunda vez nesta segunda-feira (8) em Houston, no Texas (EUA), cidade onde ele cresceu. Há duas semanas, Floyd morreu durante uma abordagem policial em Minneapolis, gerando revolta e protestos contra o racismo e a violênci...
George Floyd foi velado pela segunda vez nesta segunda-feira (8) em Houston, no Texas (EUA), cidade onde ele cresceu. Há duas semanas, Floyd morreu durante uma abordagem policial em Minneapolis, gerando revolta e protestos contra o racismo e a violência policial, que tomaram conta do país e se espalharam pelo mundo Após caso Floyd, Minneapolis decide acabar com departamento de polícia