Helicóptero russo é atingido por míssil ucraniano na região de Donetsk; assista ao vídeo
Sistema antiaéreo da Ucrânia derrubou aeronave modelo Mi-8, amplamente usado por Moscou na guerra
Internacional|Gabriel Herbelha*, do R7
O Exército ucraniano abateu um helicóptero russo no vilarejo de Spiner, localizado na região de Donetsk, que foi recentemente anexada por Moscou. As imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (31) por uma brigada da Ucrânia no Telegram.
A 54ª Brigada Mecanizada Terrestre, do Exército ucraniano, usou um sistema de mísseis antiaéreos para atingir o helicóptero russo modelo Mi-8, amplamente usado nas ações militares inimigas no país.
Nas imagens, é possível ver que a aeronave voa relativamente próximo ao solo, provavelmente para evitar ser vista por radares inimigos, mas é atingida em cheio por um míssil.
Mesmo com a cabine em chamas e em meio a muita fumaça preta, o piloto tenta fazer um pouso de emergência. Não foi divulgado se os tripulantes russos sobreviveram ao ataque.
Na legenda da publicação, a derrubada do helicóptero foi chamada de "momento maravilhoso" e comemorada com "glória à Ucrânia!”.
No último sábado (29), autoridades da República Popular de Donetsk, reconhecidas pela Rússia, disseram que o avanço das tropas russas na região obrigaram o Exército ucraniano a retirar a sua artilharia da linha de frente do conflito.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Marques