Herói da Segunda Guerra será condecorado na República Tcheca
Nicholas Winton salvou 669 crianças do regime nazista
Internacional|Da ANSA

Nicholas Winton, o britânico responsável por salvar a vida de 669 crianças tchecoslovacas do massacre nazista na Segunda Guerra Mundial, vai receber na próxima segunda-feira (26), dia em que completará 105 anos, a condecoração mais importante da República Tcheca.
Um pouco antes do início do conflito, o então corretor Winton fez uma visita a Praga, capital da extinta Tchecoslováquia, onde percebeu o risco que corriam os pequenos refugiados provenientes da região dos Sudetos, que tinha acabado de ser anexada pela Alemanha. Para evitar que esses meninos e meninas fossem pegos pelo regime de Adolf Hitler, ele iniciou um plano de evacuação.
Segundo o jornal "The Guardian", o britânico trabalhou em duas frentes: por um lado organizou viagens em trens, persuadindo os oficiais alemães a não bloquearem a operação, e por outro fez diversos anúncios em periódicos do Reino Unido para procurar voluntários dispostos a receber as crianças.
Príncipe Charles, do Reino Unido, compara Vladimir Putin a Hitler
A missão de Winton durou até setembro de 1939, quando estourou a guerra. Sua história veio à tona pela primeira vez há 50 anos, quando sua mulher, Greta, encontrou no sótão da residência do casal um álbum fotográfico com imagens da passagem do marido por Praga. O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, definiu o ex-corretor como "um exemplo de humanidade, altruísmo, coragem e modéstia".
A trajetória do britânico também foi parar em um livro que será lançado ainda neste mês e que foi escrito pela sua filha Barbara. "Existem hoje no mundo cerca de seis mil pessoas que devem suas vidas a Nicholas Winton porque são descendentes das crianças salvas da ameaça nazista em 1939. Algumas delas o conhecem, mas outras não", disse ela na obra.