Resumindo a Notícia
- Iniciativa consiste em um sistema de trocas
- Ao doar uma quantia, a pessoa recebe um brinde temático de gatos
- Governo local arrecadou mais de 175 milhões de ienes
- Meta é zerar o número de felinos sacrificados na cidade
Iniciativa busca salvar gatos de serem sacrificados
Reprodução/YouTube/NBC BostonUma iniciativa criada pelo governo de Hida, no Japão, para salvar gatos de rua que seriam sacrificados, arrecadou uma quantia milionária e grande apoio local. As informações são do jornal Japan Times.
O projeto, lançado em setembro do ano passado, já arrecadou 175 milhões de ienes (R$ 5 milhões, na conversão atual), e consiste em um sistema de troca.
Ao fazer uma doação para o projeto, o governo dá como brinde um presente relacionado aos felinos, como forma de incentivar o aumento das contribuições.
Em contrapartida, o dinheiro arrecadado é distribuído entre organizações que tragam soluções para os problemas da cidade.
A prefeitura de Hida acredita que a iniciativa terá efeito positivo em outros problemas, relacionados ao envelhecimento da população local.
Uma das companhias que receberam o incentivo colocou como meta zerar o número de gatos de rua sacrificados na cidade. Em 2020, dez felinos foram abatidos.
Ao todo, são 22 produtos entre os brindes que a população pode receber em caso de doação para o projeto, todos eles com temática de gato — pelúcias, figurinhas colecionáveis, bolachas de arroz e ração para gatos.
“Sinto que muitas pessoas simpatizam [com o projeto], pois visa resolver problemas locais”, declarou um servidor público local.