Inundações matam ao menos 133 pessoas na Coreia do Norte
Fortes chuvas fizeram com que rio Tumen transbordasse
Internacional|Da Ansa

Ao menos 133 pessoas morreram, outras 395 estão desaparecidas e cerca de 107 mil tiveram que sair de suas casas devido às inundações que atingem a região nordeste da Coreia do Norte há quase um mês.
A informação é de um relatório divulgado no último domingo, dia 11, pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), com informações do governo norte-coreano.
Segundo o balanço, as áreas inundadas são as mais próximas ao rio Tumen que, devido às fortes chuvas dos últimos dias, transbordou. Na área, mais de 35,5 mil casas e 8,7 mil prédios públicos foram danificados ou destruídos.
Coreia do Norte está pronta para novo teste nuclear a qualquer momento, diz Sul
Coreia do Norte diz que pressão por sanções após maior detonação nuclear desde Hiroshima é ridícula
Além disso, cerca de 140 mil pessoas ainda estão precisando de ajuda urgentemente e ao menos 16 mil hectares de plantações ficaram debaixo d'água.
A região onde se localiza o rio Tumen, que em parte serve como uma fronteira natural entre a China e a Rússia, é suscetível a desastres naturais, principalmente por inundações, que são causadas pelo desmatamento das suas colinas.
Em 2012, por exemplo, 192 pessoas morreram e outras 400 ficaram desaparecidas com deslizamentos e enchentes causadas por fortes chuvas na mesma área.
Coreia do Sul
Na madrugada desta segunda-feira, dia 12, a Coreia do Sul foi atingida pelo terremoto de maior magnitude da sua história. O tremor de 5,8 graus na escala Richter foi sentido pela grande parte do país e seu epicentro se deu perto da turística cidade de Gyeongju, a 371 quilômetros de Seul.
O sismo aconteceu logo após um outro mais fraco, de 5,1 graus na mesma escala. Mesmo com a força, ainda não se há registros de mortes. Até o momento, sabe-se apenas de duas pessoas que ficaram levemente feridas.








