Logo R7.com
RecordPlus

Irã muda narrativa para transformar vulnerabilidade em mobilização política

Presidente do Parlamento iraniano disse que Teerã vai planejar como superar as ‘sanções injustas’ dos Estados Unidos; veja análise

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente do Parlamento iraniano planeja superar as sanções dos EUA, acusando-os de guerra econômica e "cognitiva".
  • Teerã busca fortalecer laços econômicos com Bagdá, reduzindo a dependência do dólar americano.
  • O Irã classifica as medidas dos EUA como "terrorismo econômico" e "crimes contra a humanidade".
  • A mudança de narrativa iraniana visa transformar vulnerabilidade em mobilização política e fortalecer vínculos regionais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Parlamento iraniano disse que Teerã vai planejar como superar as sanções injustas dos Estados Unidos. Segundo ele, o desenvolvimento econômico e a segurança estão intimamente ligados. O representante acusou os Estados Unidos e Israel de travarem uma guerra econômica e “cognitiva”.

O negociador também defendeu laços econômicos mais fortes entre Bagdá e Teerã e afirmou que os dois países poderiam usar suas moedas nacionais no comércio para reduzir a dependência do dólar americano. O presidente iraniano afirmou que Teerã está em posição vantajosa em relação a Washington e que esse é o momento para encerrar a guerra.


Veja Também

O Ministério das Relações Exteriores do Irã classificou as medidas norte-americanas como “terrorismo econômico” e “crimes contra a humanidade”. Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (21), Kleber Galerani, professor de direito e relações internacionais, aponta que esse discurso e essa reação iraniana mostram que o próximo capítulo do conflito será travado em pelo menos três grandes frentes — na questão narrativa, na busca de estreitar o comércio regional e nas questões relativas ao sistema financeiro.

Segundo o professor, o chamamento das medidas adotadas pelos Estados Unidos de “injustas” e a mudança de narrativa buscam transformar a vulnerabilidade iraniana em mobilização política. Ao mesmo tempo em que, para Galerani, o estreitamento das relações econômicas com o Iraque sugere que Teerã pretende enfrentar o isolamento fortalecendo vínculos com vizinhos e com parceiros mais próximos.


“O Irã responde ao defensivo econômico americano procurando resistência interna, profundidade regional e menor dependência do dólar. As sanções funcionam quando conseguem isolar o sancionado, e a resposta iraniana será tentar provar justamente o contrário. Mesmo com sanção, ainda tem parceiros, ainda mantém rotas, tem moeda circulando, mantendo o regime respirando”, avalia Galerani.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.