Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre o 200° bombeiro do 11 de Setembro vítima da 'Doença do WTC'

Passados 18 anos do atentado às Torres Gêmeas, membros das equipes de resgate seguem adoecendo por conta do contato com os escombros

Internacional|Da EFE

Atentados de 11 de Setembro ainda fazem vítimas 18 anos depois
Atentados de 11 de Setembro ainda fazem vítimas 18 anos depois Atentados de 11 de Setembro ainda fazem vítimas 18 anos depois

Um dos heróis dos atentados de 11 de setembro de 2001, o bombeiro Richard Driscoll morreu nesta quarta-feira (17) de uma doença vinculada aos trabalhos de resgate após o ataque contra as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York.

O anúncio foi feito ontem pelo Departamento de Bombeiros de Nova York. Driscoll, de 73 anos, morreu, segundo o órgão, da "doença do World Trade Center" e se tornou o 200º integrante da corporação a falecer em decorrência de doenças provocadas pela tragédia.

Veja também: 'Sei que não foi o último atentado', diz sobrevivente do 11 de Setembro

"É quase incompreensível que, depois de ter perdido 343 membros no dia 11 de setembro, agora tenham morrido mais de 200 homens pela doença do World Trade Center", disse o comissário do Departamento de Bombeiros de Nova York, Daniel Nigro.

Publicidade

O pó, a fumaça e as substâncias químicos e tóxicos dos escombros afetaram a saúde de bombeiros, policiais, operários da construção civil e outros funcionários dos serviços de resgate que atuaram depois do ataque.

Muitos deles sofreram, como consequência, de problemas respiratórios, transtornos digestivos e vários tipos de câncer, especialmente de pulmão.

Publicidade

Dois bombeiros do 11 de Setembro morreram esta semana

Driscoll se aposentou em 2002 após 32 anos de serviço. Em nota, o Departamento de Bombeiros de Nova York disse que ele "respondeu valentemente aos ataques no dia 11 de setembro e trabalhou sem descanso no resgate e nos dias que se seguiram.

Publicidade

Leia também

Na terça-feira, outro bombeiro, Kevin Nolan, morreu aos 58 anos, vítima de um câncer também provocado pelos trabalhos pós-ataque.

"Descansem em paz, bombeiros Richard Driscoll e Kevin Nolan", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, no Twitter.

De Blasio, pré-candidato à presidência dos EUA nas primárias do Partido Democrata, pediu que o Senado aprove o financiamento do Fundo para a Compensação das Vítimas do 11 de setembro.

O senador republicano Rand Paul bloqueou um projeto de lei que destinava mais recursos para o fundo, dinheiro suficiente para atender às demandas das vítimas até 2090.

Pouco depois do ataque, o governo americano criou um fundo de US$ 7 bilhões para as vítimas. No entanto, o dinheiro não foi suficiente para atender todos aqueles afetados pelos ataques terroristas e não havia mecanismo que permitisse mais repasses.

Cerca de 3 mil pessoas morreram nos ataques orquestrados pela Al Qaeda no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.