Logo R7.com
RecordPlus

OMS diz que inverno boreal será ameaça para milhões de ucranianos

Destruição de infraestruturas durante a guerra com a Rússia impacta aquecimento de residências e hospitais

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Na última semana, nevou pela primeira vez no outono ucraniano
Na última semana, nevou pela primeira vez no outono ucraniano

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta segunda-feira (21) que o próximo inverno boreal (verão no Brasil) pode ser uma "ameaça à vida" de milhões de ucranianos, devido a uma série de ataques russos contra o sistema de energia ucraniano.

A estação mais fria do ano representará "uma ameaça para a vida de milhões de pessoas na Ucrânia", disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Klluge, à imprensa. "Simplificando: este inverno será sobre sobrevivência", acrescentou.


Os danos à infraestrutura de energia da Ucrânia causados pelos inúmeros bombardeios russos "já estão tendo efeitos mortais no sistema de saúde e na saúde das pessoas", disse Kluge. Segundo o responsável, a OMS relatou mais de 700 ataques contra unidades de saúde na Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro.

O representante da organização também observou uma "clara violação" do direito humanitário internacional. "Os ataques contínuos às infraestruturas de energia e saúde significam que centenas de hospitais e instalações de saúde não estão mais totalmente operacionais", disse Kluge.

"Estimamos que mais 2 ou 3 milhões de pessoas terão de deixar suas casas, em busca de segurança", alertou. "Terão de enfrentar desafios de saúde, incluindo infecções respiratórias como Covid-19, pneumonia, gripe", alertou, insistindo ainda no "grave risco de difteria e sarampo para uma população insuficientemente vacinada".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.