Logo R7.com
RecordPlus

Presidente sírio diz que ainda não há condições para negociações de paz no país

Diplomatas ocidentais e árabes aumentam pressão sobre oposição síria

Internacional|Do R7

  • Google News

O presidente Bashar al-Assad afirmou nesta segunda-feira (21) que ainda não há condições para iniciar um diálogo de paz com a oposição. A declaração foi feita em uma entrevista à televisão.

"Não foram definidos prazos e ainda não estão reunidas as condições, se quisermos que (a conferência de paz Genebra-2 por iniciativa de Estados Unidos e Rússia) seja um sucesso" — declarou Assad ao canal Al Mayadeen.


"Quais são as forças que participarão? Quais relações essas forças têm com o povo sírio? Essas forças representam o povo sírio, ou os Estados que as inventaram?" — questionou o presidente.

Oposição


Diplomatas de países ocidentais e árabes aumentaram nesta segunda-feira a pressão sobre a oposição síria, para que supere suas divisões e participe das conversas de paz que deve acontecer dia 23 de novembro, em Genebra.

Hoje, o secretário de Estado americano, John Kerry, reuniu-se com representantes da Liga Árabe em Paris, antes de um encontro na terça, em Londres, entre a oposição síria e representantes de 11 países árabes e ocidentais que a apoiam.


Pelo menos 27 pessoas morrem em ataque a quartel na cidade síria de Aleppo

Síria diz que reunião de paz em Genebra está prevista para os dias 23 e 24 de novembro


Para Kerry, se Assad for reeleito em 2014, a guerra continuará na Síria.

"Se ele acha que vai resolver os problemas por ser candidato à reeleição, eu posso dizer o seguinte: acho que é certo que essa guerra não vai acabar enquanto ele estiver onde está", afirmou.

Já os ministros das Relações Exteriores da UE (União Europeia) pediram hoje à oposição que participe unida e ativamente da conferência de paz de Genebra-2 prevista para o mês que vem.

"A União Europeia pede à oposição que se una e participe ativamente da conferência", declararam os ministros reunidos em Luxemburgo.

A UE "estimula a Coalizão Nacional a assumir um papel de primeiro plano nas negociações", acrescentaram os ministros.

Também nesta segunda a holandesa Sigrid Kaag, coordenadora da missão conjunta da ONU e da Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas), encarregada de eliminar o arsenal químico sírio, chegou a Damasco, onde supervisionará essa perigosa missão, a primeira da equipe em um país em guerra.

Enquanto os diplomatas multiplicam seus esforços e iniciativas, quatro foguetes lançados da Síria caíram nesta segunda na cidade de Hermel, no leste do Líbano - informou uma fonte dos serviços de segurança, acrescentando que não houve vítimas.

Hermel fica ao leste do vale de Bekaa, bastião do poderoso Hezbollah xiita, que apoia o regime do presidente sírio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.